Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Laboratório de Análises Genéticas da Udesc Lages já reconheceu paternidade de sete mil crianças

Publicado em 31/10/2013 Editoria: Geral Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Cerca de sete mil crianças tiveram sua paternidade reconhecida por exames de DNA realizados pelo Laboratório de Análises Genéticas do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages.

Desde o início das atividades, em 2007, o laboratório já realizou cerca de dez mil investigações de paternidade no Estado.

Instalado num prédio de 430 metros quadrados com laboratório, área administrativa e equipamentos, como analisador genético e termocicladores, o laboratório atende todas as 153 comarcas de SC, informa o responsável pela unidade, professor Adelar Mantovani.

Segundo ele, todos os casos de paternidade foram realizados pelo laboratório com base em solicitação judicial. "Os procedimentos de análise e emissão de laudo, a partir da genotipagem, são repetidos e conferidos por, no mínimo, três professores. Esse cuidado garante a credibilidade e segurança na emissão final do laudo de paternidade", explica.

Mantovani conta que a etapa de responsabilidade dos professores envolve procedimentos matemáticos que objetivam excluir definitivamente um indivíduo de ser o progenitor biológico "ou possibilitar a estimativa do grau de probabilidade deste ser realmente o progenitor biológico do indivíduo em questão".

"Nosso objetivo é realizar exames com confiabilidade e credibilidade para fortalecer os vínculos afetivos entre pessoas", destaca o professor da Udesc Lages. Ele lembra que a meta do laboratório até 2020 é ser referência brasileira em análises genéticas.

 

 

› FONTE: Assessoria UDESC

Comentários