Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto de basquete da Udesc fecha parcerias com equipe da Itália e agência da NBA

Publicado em 07/11/2016 Editoria: Esporte Comente!


O projeto de extensão Baby Basquetebol, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, está com uma parceria firmada com a Benetton Basket, tradicional equipe de Treviso, na Itália, para intercâmbios.

O acordo envolve o fornecimento de uniformes de jogo e treino e de bolas, capacitação de treinadores do Instituto Baby Basquetebol Cidadania (IBBC) na Itália e intercâmbio de atletas, professores e monitores das categorias sub-12 e sub-13 a partir de julho de 2017.

Além disso, os melhores jogadores do projeto da Udesc Cefid serão convidados para estudar e jogar basquetebol na Itália a partir dos 15 anos, incluindo bolsa de quatro anos e valores para despesas.

A parceira foi acertada entre o presidente da Benetton Basket, Giorgio Buzzavo, e o presidente do IBBC, Marco Biscaro, que já trabalhou como técnico da equipe italiana. Com esse acordo, o instituto se torna a primeira filial da Benetton Basket na América do Sul.

Seleção de talentos

Outra grande parceria fechada pelo IBBC foi com a empresa Interperformances (IP), que tem sede em San Marino, está presente em mais de 20 países e é especializada em selecionar talentos no basquetebol para jogar nos times da NBA (liga dos Estados Unidos) e da Europa.

A IP já representou o ídolo brasileiro Oscar Schmidt quando ele jogou na Itália e atualmente agencia grandes jogadores da NBA, como Emanuel Ginobili (San Antonio Spurs), Sacha Vujacic (New York Knicks) e Draymond Green (Golden State Warriors).

Com essas parcerias, o time florianopolitano da Udesc Cefid passará a disputar competições estaduais, nacionais e internacionais com o nome IBBC/Benetton Basket/IP/Udesc.

Trajetória vitoriosa

Vinculado ao programa de extensão Basquetebol para Todos, que é coordenado pelo professor Paulo Henrique Xavier de Souza, o IBBC iniciou suas atividades em março de 2013 nas instalações da Udesc Cefid, adotando a metodologia da Score Basketball Academy, dos EUA, com os professores Gilberto Vaz e William Martins.

Atualmente, o projeto atende 300 alunos e alunas de basquetebol, dos 4 aos 13 anos, em Florianópolis, Blumenau e São José, com 12 professores e monitores, conquistando excelentes resultados em campeonatos estaduais, sul-brasileiros e sul-americanos e realizando intercâmbios nos Estados Unidos.

No próximo ano, o IBBC disputará os campeonatos estaduais sub-12, sub-13 e sub-15 (masculino e feminino) e tem perspectiva de iniciar equipes sub-17, sub-19 e adulto nos dois naipes dentro de cinco anos.

Mais informações podem ser obtidas com a Direção de Extensão da Udesc Cefid pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (48) 3364-8657.

› FONTE: Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid

Comentários