Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mês da Consciência Negra inicia com cerimônia e exposições em São José

Publicado em 03/11/2016 Editoria: São José Comente!


Foto: Daniel Oliveira - Secom/PMSJ

Foto: Daniel Oliveira - Secom/PMSJ

A solenidade de abertura ocorreu na tarde de terça-feira (1º), no hall da Prefeitura

A programação do Mês da Consciência Negra – Por uma São José sem Racismo foi oficialmente aberta com uma cerimônia realizada na tarde desta terça-feira (1º), no hall da Prefeitura de São José. Para marcar o mês de mobilização contra o racismo, foi criado um calendário de eventos e atividades que seguem até o dia 1º de dezembro. Entre as atrações estão oficinas, apresentações artísticas, palestras, intervenções culturais, shows e exposições. Para conferir a programação completa clique aqui.

A cerimônia contou com a presença do superintendente da Fundação de Cultura e Turismo, Carlos Eduardo Martins; da secretária de Educação, Daniela da Silva Fraga; da coordenadora do Grupo de Relações Étnicas Raciais e Gêneros, Janaina Amorim; do artista plástico Décio David, servidores e secretários municipais.

Representando a prefeita Adeliana Dal Pont, o superintendente Carlos Eduardo Martins, ressaltou que pessoas que nunca sofreram um ato ou agressão de racismo ou preconceito têm dificuldades para compreender a luta pelo combate ao racismo. "Os números são alarmantes e comprovam a urgência de políticas públicas plenas para conscientizar a sociedade que somos todos iguais", salientou Carlos Eduardo Martins.

A lei nacional 10.639/03 e a lei municipal 12.519/11 instituíram 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data foi escolhida por ser o dia da morte do líder negro Zumbi dos Palmares, representando a luta contra a escravidão.

A coordenadora do Grupo de Relações Étnicas Raciais e Gêneros, Janaina Amorim, destacou que São José, nos índices do IBGE, é retratada com cerca de 15% da população negra; mais de 300 terreros de Umbanda e candomblé, além da diferença salarial entre brancos e negros. "Os dados demonstram uma desigualdade muito grande, por isso precisamos de políticas públicas urgentes para minimizar a desigualdade do nosso país, que é refletida aqui em São José" enfatizou Janaina Amorim.

Em São José, um grupo de trabalho foi criado, com representantes das secretarias municipais, de acordo com o decreto nº 4900/2015 para organizar os eventos que integram a programação durante todo o mês de novembro. A comissão é formada por representantes das secretarias municipais de Educação, Comunicação, Saúde, Segurança, Serviços Públicos e Receita, da Guarda Municipal de São José e da Fundação Municipal de Cultura e Turismo. A iniciativa tem o apoio do SESC, do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Neste contexto, São José já deu um passo importante em relação às políticas públicas quando aprovou o projeto de lei que cria o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, um órgão colegiado com poderes para fomentar ainda mais as políticas em diferentes áreas, ampliando o acesso para a cidadania da população afrodescendente de São José.

Para encerrar a abertura do Mês da Consciência Negra, integrantes da Escola de Samba Futsamba fizeram uma apresentação de dança afro e, com a presença da bateria e passistas, apresentaram o samba enredo de 2017, que homenageia o município de São José e relata a contribuição do povo negro para a construção da cidade.

Exposição Tempos Coloridos

Durante a cerimônia, o público pode visitar a exposição "Tempos Coloridos" do artista plástico Décio David, que levou a cultura afro-brasileira para o hall da Prefeitura.

Segundo o artista, ele se classifica como afro-catarinense e, por ser ilhéu, Décio resgata a cultura açoriana, folclore, pesca artesanal, rendeiras e oleiros nas artes em rela. "Trabalho com esboço em grafite, depois preencho com um contorno preto para dar a dimensão que eu preciso e, em seguida, eu pinto as telas com tinta acrílica, usando uma textura que furta cores, o que não é comum", explicou o artista plástico.

A comunidade pode também conhecer a exposição da bonequeira "Ondina Artis", que está na Casa da Cultura Nésia Melo da Silveira, no Centro Histórico de São José, até as 19h desta terça (1º).

Programação:

Sexta-feira (4)

Mobilização Afroeduca na Escola - 13h30min – CEM Renascer

Sexta-feira (11)

Mobilização Afroeduca na Escola - 13h30min – EBM Altino Corsino da silva Flores

Domingo (13)

Feira da Freguesia – Edição especial do mês da Consciência Negra – das 11h às 19h - Centro Histórico de São José

Sexta-feira (18)

Mobilização Afroeduca na Escola - 13h30min – CEM Interativo Floresta

Domingo (20)

Show "Juliana d Passos e a Macumbaria" – 19h – Teatro do Centro Multiuso

Ingressos: R$ 18 (antecipado) e R$ 27 (na hora)

Segunda-feira (21)

Oficina de Acarajé – 19h - Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Procasa

Cinema na Praça – 20h - pátio da Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Procasa

Sexta-feira (25)

Seminário de Equidade Racial e Gênero na Educação – das 8h às 17h30min - Casa do Educador

Noite Afro com apresentações culturais - 18h - Museu Histórico Municipal de São José

Quinta-feira (1º de dezembro)

Encerramento do mês da Consciência Negra e comemoração ao centenário do samba e ao Dia Nacional do Samba - 19h - Praça Eugênio Raulino Koerich - Kobrasol

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários