Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Casan orienta moradores de Cacupé, Santo Antônio e Sambaqui

Publicado em 31/10/2016 Editoria: Esportes Comente!


A Casan está orientando moradores de Cacupé, Santo Antônio e Sambaqui para que não façam a ligação de suas residências à rede coletora de esgoto á implantada, mas que ainda não está em operação. O objetivo é alertar a comunidade neste período que antecede a temporada, buscando evitar problemas no ambiente e na balneabilidade da região.

Em Cacupé, Santo Antônio e Sambaqui a CASAN instalou 12,8 quilômetros de tubulações para coleta do esgoto, mas estas redes aguardam a ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Saco Grande para que possam entrar em funcionamento. A estação de tratamento não foi erguida em paralelo à colocação da rede de coleta por dificuldade de entendimento por parte da comunidade local e de ambientalistas sobre a importância e a segurança de equipamentos desse tipo.

Para fortalecer o alerta, a Companhia encaminhou aos moradores, via correio, folhetos educativos, intensificando a divulgação que está sendo realizada em seus canais institucionais − site www.casan.com.br, site tratopelosaneamento.com.br e em sua página no Facebook (@casansc).

Atualmente a Companhia reforça a orientação que já foi realizada também para moradores do Sul da Ilha, dos bairros Campeche, Ribeirão da Ilha e Tapera. "A ligação em redes que não estão em funcionamento pode fazer com que o esgoto chegue à rede de drenagem, comprometendo a balneabilidade. Ou pode provocar extravasamentos nas ruas, causando mau cheiro e prejudicando a qualidade de vida", ressalta o engenheiro químico da Gerência de Meio Ambiente da CASAN, Alexandre Trevisan. 

Concorrência internacional 

A depuração do esgoto coletado nas redes já instaladas em Cacupé, Santo Antônio e Sambaqui será realizada na Estação de Tratamento de Esgotos Saco Grande Saco Grande, que será ampliada. 

Esse processo está em andamento. Até o dia 11 de novembro a CASAN recebe propostas para ampliação e pré-operação do Sistema de Esgotamento Sanitário nos bairros Saco Grande, Monte Verde e João Paulo, além de conexão do sistema de Santo Antônio, Sambaqui, Cacupé à ETE Saco Grande. Para atender todas estas áreas a unidade será ampliada para depurar 85 litros de esgotos por segundo.

O investimento, em torno de R$ 80 milhões, integra o Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Orientações aos moradores:

:: Em regiões que ainda não contam com rede pública de esgotos, mantenha seu tratamento individual de fossa e sumidouro

:: Faça periodicamente a limpeza da fossa com auxílio de caminhão devidamente regularizado

:: A caixa de gordura também deve ser limpa periodicamente

:: No caso de serviço por caminhões limpa-fossa, o prestador pode limpar também a caixa de gordura

:: No caso de limpeza manual, o material sólido retirado da caixa de gordura deve ser colocado em um saco de lixo e descartado junto aos demais resíduos coletados pela Comcap

:: No caso de estabelecimentos como restaurantes, a frequência de limpeza deve ser bem maior, em alguns casos até toda semana

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da CASAN

Comentários