Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha Outubro Rosa mobiliza mulheres em Itapema

Publicado em 28/10/2016 Editoria: Itapema Comente!


O mês de Outubro em Itapema é de prevenção e alerta a saúde das mulheres em Itapema. O último sábado (22/10) foi de atendimento especial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Referências e Especialidades (CERES) e Centro de Orientação e Assistência Sorológica de Itapema (COASI)

A Secretaria de Saúde de Itapema com o apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) realizou o &39;Dia D&39; da campanha Outubro Rosa no último sábado (22/10). Ao todo, foram 173 citologias e 83 solicitações de mamografias nas Unidades de Saúde (UBS). A campanha chama atenção para o cuidado com a saúde e seu objetivo é alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

O dia de mobilização que iniciou às 8h e encerrou às 17h contou com diversas ações em várias áreas, beneficiando, especialmente o público feminino e os interessados, de uma forma geral. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), exceto UBS Meia Praia I e Ilhota, estiveram abertas para a realização de coletas dos exames citológicos, solicitações de mamografias e diversas atividades dedicadas às mulheres, totalizando o número de 256 atendimentos.

Além das ações realizadas em cada UBS, aconteceram também palestras e outras atividades como exames de ultrassonografia de mama, transvaginal e consultas no Centro de Referência Especializada (CERES) de Itapema, resultando 14 ultrassonografias e 11 consultas. A Vigilância Epidemiológica também esteve com as salas de vacina das UBS Centro e Morretes abertas no dia "D" para verificação da situação vacinal das mulheres. Os profissionais do COASI e da RFCC realizaram testes rápidos onde foram atendidos 55 pacientes e realizados 215 testes.

Para a paciente, Celina Martins dos Santos de Oliveira, o melhor sempre é a prevenção. "Estou muito feliz porque finalmente consegui realizar meus exames, o que me deixa mais tranquila. É muito importante a gente sempre se prevenir, diagnosticar e buscar informações sobre a doença", concluiu Celina.

Para o Secretário da Saúde, Everton Ricardo da Silva, as ações do dia "D" da campanha Outubro Rosa contribuem para a saúde da população. "Com esse dia "D" da campanha Outubro Rosa e toda mobilização da equipe da saúde, acredito que os laços em prol do combate ao câncer de mama e colo do útero serão cada vez mais fortalecidos e isso beneficia ainda mais a saúde da população. A prevenção ainda é a melhor saída", concluiu Everton.

› FONTE: Comunicação | Prefeitura de Itapema

Comentários