Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Tecnologia catarinense permite emitir notas fiscais pelo celular

Publicado em 27/10/2016 Editoria: News Comente!


Aplicativo para Android e iOS oferece mais rapidez e praticidade aos contribuintes

Uma das principais obrigações de qualquer empreendedor está mais fácil e rápida de ser cumprida: a emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Essa rotina, que costuma tomar tempo e esforço do contribuinte, já pode ser feita de uma forma muito mais simples por meio de um aplicativo para smartphones e tablets desenvolvido em Santa Catarina. O IPM NFS-e permite, além de emitir as notas, consultá-las, enviá-las por e-mail e até solicitar cancelamentos. A solução é gratuita e pode ser baixada por qualquer usuário na loja de aplicativos dos sistemas Android e iOS.

Usando uma conexão à internet (Wi-Fi ou redes móveis das operadoras), é possível executar os procedimentos fiscais a qualquer momento, sem a necessidade de um computador. Os dados inseridos no app são enviados à plataforma IPM Fiscal, que é adotada por municípios para aperfeiçoar a gestão tributária. Dessa forma, os documentos obedecem aos padrões determinados pelas Secretarias de Fazenda e tem validade fiscal e jurídica.

"Os principais diferenciais são a mobilidade e a facilidade de operar as rotinas de emissão da NFS-e", aponta o coordenador de desenvolvimento da IPM Sistemas, Rodrigo João Fronza. A empresa catarinense é especialista no desenvolvimento de soluções baseadas na computação em nuvem para a gestão pública municipal. Entre os seus clientes, está Biguaçu - município da Grande Florianópolis que adota o aplicativo para a emissão de NFS-e de forma pioneira.

"Recebemos muitos elogios, devido a facilidade de utilização que ele proporciona aos contribuintes", diz Bruno Marques, diretor-geral de tributos da Secretaria da Fazenda de Biguaçu.

Para usar a novidade, os cidadãos precisam apenas baixar o aplicativo na loja correspondente ao sistema operacional do seu smartphone ou tablet. O acesso pode ser feito usando o mesmo usuário e a mesma senha cadastrados no sistema convencional de emissão de notas fiscais.

› FONTE: Dialetto

Comentários