Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

CASAN orienta moradores do Sul da Ilha sobre esgoto sanitário

Publicado em 26/10/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Em etapa final da licitação para implantar a Estação de Tratamento de Esgotos do Rio Tavares, a CASAN reforça aos moradores do Sul da Ilha a orientação de que não façam a ligação das residências à rede coletora já implantada, mas que ainda não está em operação.

O objetivo é alertar a comunidade neste período que antecede a temporada, buscando evitar problemas no ambiente e na balneabilidade da região. No Sul da Ilha a CASAN instalou 45 quilômetros de tubulações de coleta de esgoto na praia do Campeche, em um trecho do Ribeirão da Ilha e em outro da Tapera. Mas estas redes aguardam a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) para que possam entrar em funcionamento.

"Se o morador faz a conexão de sua residência nestas tubulações o esgoto pode chegar à rede de drenagem e consequentemente comprometer a balneabilidade das praias, ou pode extravasar nas ruas, causando mau cheiro e prejudicar a qualidade de vida", ressalta o engenheiro químico da Gerência de Meio Ambiente da CASAN, Alexandre Trevisan.

Para fortalecer o alerta aos moradores, a Companhia está distribuindo folhetos educativos, via Correio, além de intensificar a divulgação em seus canais institucionais. O material relembra que a estação de tratamento não foi erguida em paralelo à colocação da rede de coleta por dificuldade de entendimento por parte da comunidade local e de ambientalistas sobre a importância e a segurança desta unidade. Hoje a CASAN tem licença ambiental prévia para construir a ETE.

ETE Rio Tavares

O processo licitatório já permitiu a seleção da empresa que vai implantar essa nova unidade de tratamento na Capital. A empresa vencedora é a Infracon, de Minas Gerais.

Os recursos para a ETE Rio Tavares são do Orçamento Geral da União (OGU) e da própria CASAN. Atualmente o resultado da licitação e o contrato para execução das obras estão em análise pela CAIXA (órgão que administra o recurso Orçamento Geral da União) e depois vai para o Ministério das Cidades, que libera o recurso.

"Licitações são demoradas, mas estamos muito satisfeitos pois estamos chegando ao final de projetos de grande importância pra Florianópolis, como este da construção da ETE do Rio Tavares e o de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Ingleses e do Santinho", destaca o gerente de construção da CASAN, Fábio Krieger.

A unidade que será construída em terreno da CASAN no Rio Tavares receberá investimento de R$ 34,8 milhões, permitindo que entrem em operação, em sua primeira etapa, quase 45 quilômetros de redes já implantadas no Campeche. O tratamento será do tipo terciário, considerado o mais completo, o prazo de construção será de 24 meses, e somente depois os moradores receberão orientação da CASAN para fazer sua ligação à rede coletora.

Orientações para o Sul da Ilha:

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da CASAN

Comentários