Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governo de SC firma parceria com província de Príncipe Edward, do Canadá

Publicado em 29/10/2013 Editoria: Geral Comente!


Foto: James Tavares/Secom

Foto: James Tavares/Secom

O governador Raimundo Colombo e o primeiro-ministro da província canadense de Príncipe Edward, Robert Ghiz, assinaram na tarde desta segunda-feira, 28/10, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis, um acordo de cooperação que prevê aproximação especialmente nas áreas de agricultura, turismo e educação.

“Na área do agronegócio, o Canadá tem experiências muito positivas e nós também. Então, essa troca será muito útil para ambos. Na questão da educação e da saúde, onde eles são referência e nós temos importantes planos de ação em andamento, o reforço desta parceria irá nos beneficiar", afirmou governador Colombo.

O primeiro-ministro Robert Ghiz lembrou das semelhanças entre Santa Catarina, em especial Florianópolis, e a província de Príncipe Edward. Assim como Florianópolis, a província canadense é uma ilha, cuja economia está baseada na pesca e no turismo. “Diante de tantas coisas em comum, vai ser fácil promover um bom relacionamento entre as duas regiões”, afirmou Ghiz.

A comitiva canadense também visitou São Paulo e Rio de Janeiro e iniciaria ainda nesta segunda-feira a viagem de retorno para o Canadá. O encontro com o governador Colombo também contou com a participação da embaixadora Carmen Ribeiro Moura, representante do Ministério das Relações Exteriores em Santa Catarina; e do consultor-geral da secretaria executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani.

O acordo

Com a assinatura do termo de cooperação, a expectativa do governo catarinense é que os primeiros resultados práticos sejam os intercâmbios estudantis e a troca de experiências comerciais. A província canadense também tem interesse na pesquisa científica e no desenvolvimento da aquicultura. Como a pesca representa um setor muito importante para a economia de Príncipe Edward, a intenção é acompanhar o trabalho realizado em Santa Catarina com as fazendas de marisco. Na área do turismo, a troca de conhecimento ocorrerá principalmente com relação aos cruzeiros marítimos, já que a província canadense tem consolidada experiência no setor.

As negociações para o acordo de cooperação em áreas de interesse mútuo começaram em julho de 2013 em uma parceria entre a Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, vinculada à Casa Civil, e as secretarias de Educação, Agricultura e Pesca e Turismo, Cultura e Esporte. O acordo de cooperação tem prazo indeterminado e entra em vigor com a publicação no Diário Oficial do Estado.

A província de Príncipe Edward

Com 146 mil habitantes, a ilha de Príncipe Edward é uma das dez províncias do Canadá. É a menor província do país, tanto em território como em população, mas tem a maior densidade demográfica.

 

 

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários