Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana de Animação será realizada de 24 a 28 de outubro em Florianópolis

Publicado em 20/10/2016 Editoria: Educação Comente!


foto divulgação

foto divulgação

Com palestras gratuitas e abertas ao público, escola de arte LÁPISLAB promove semana dedicada à animação. Com participação de jovens, estudantes e artistas de renome, evento debate as novas tendências do mercado, os caminhos para se começar a carreira e os melhores cursos no Brasil e no mundo. Crianças de 9 a 13 anos podem fazer oficina gratuita de desenho animado.

Para celebrar o Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, a Escola de Arte LÁPISLAB, no centro de Florianópolis, promove uma semana dedicada ao tema, com palestras, oficinas e exibição de filmes. Tudo gratuito.

A abertura do evento é na próxima segunda-feira (24), às 19h, com palestra do ilustrador Alexandre Beck, criador do personagem de tirinhas Armandinho. Em seguida, o professor de animação Dimitre Martins debate o "Ensino e a Realidade", com foco no ensino da profissão para adolescentes, trazendo um raio-x das novas metodologias nas maiores e melhores escolas do país. Ricardo Peres, diretor de animação, fecha a noite narrando as incríveis aventuras do Papaia Bull, série de animação criada pelo seu estúdio. Ele vai contar os caminhos percorridos no exterior em busca de patrocínio.

Na terça-feira (25), às 20h, a criadora de games Mônica Stein e a produtora Aline Belli conversam com o público sobre "O Mundo Milionário da Imaginação", mostrando as transformações e tendências do mercado nacional e internacional. Aline é diretora de um estúdio de animação em Blumenau que, entre outros sucessos, produziu os filmes Peixonauta e Meu Amigãozão.

No dia seguinte, quarta-feira, o tema é "O Som e o Movimento". Às 20h, o produtor de áudio Murilo Valente – autor de trilhas de comerciais de TV e de desenhos animados – fala sobre a importância, a estética e a arquitetura do som na construção de narrativas no cinema de animação. E a atriz Karina Barum, protagonista de novelas de sucesso, revela os segredos da interpretação para criar personagens para desenhos animados.

No encerramento, quinta-feira, também às 20h, o celebrado miniaturista Roger Terlizzi, criador de cenários e maquetes, e JosephSpecker, idealizador do curta-metragem Almofada de Penas, desvendam a arte do stop-motion. 

Durante toda a semana, de segunda a sexta, nos períodos da manhã e da tarde, grupos de estudantes poderão assistir a desenhos que marcaram a história da animação. As sessões serão coordenadas por Sérgio Tastaldi e Waleska Ruschel. Em seguida, os alunos participarão de uma oficina de aparelhos óticos e terão contato com exposições de artes e cenários produzidos na escola. 

Para participar das atividades, é preciso se inscrever pelo telefone (48) 3222-3576. No final do evento, será sorteada uma bolsa de estudo de três meses na LÁPISLAB e todos receberão um certificado de participação.

Sérgio Tastaldi, diretor da Escola e coordenador da 1ª Semana de Animação LÁPISLAB nos fala um pouco dessa idéia, confira:

De onde surgiu a ideia de fazer uma semana dedicada à animação?

O Brasil tem se destacado internacionalmente pela excelência na produção de animações. Santa Catarina está se tornando um polo nesta área com o surgimento de inúmeras produtoras especializadas. É um mercado em crescimento, tanto que a UFSC abriu uma graduação em animação este ano. Um curso superior só acontece se houver demanda profissional. A ideia veio daí, da expansão do mercado.

Qual é o objetivo da semana?

É inspirar as pessoas. É proporcionar um encontro entre profissionais e futuros profissionais. Muitos jovens interessados estão começando a se preparar para ingressar na indústria criativa e esse encontro poderá abrir portas. É uma maneira de mostrar que o sonho de seguir esta carreira não é mais tão difícil e inacessível, pelo contrário: agora o sonho está perto e é viável. 

Você pode falar um pouco sobre a escola onde será realizada a Semana?

O lápis é a primeira ferramenta que a criança utiliza para colocar suas ideias no papel, ou seja, lápis é uma interface entre a imaginação e a realidade. Embora a gente atenda a um público de todas as idades, a LÁPISLAB é a única escola de cinema de animação de Florianópolis dedicada ao público infanto-juvenil. Queremos, entre outras coisas, que nossos alunos desenvolvam – pela arte - a criatividade e a imaginação e estejam preparados para ingressar no mercado de trabalho ou numa faculdade. A criatividade, como a gente sempre fala aqui na Escola, é uma janela para o futuro.

› FONTE: Larissa Linhares Comunicação

Comentários