Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Como manter a pele saudável no verão

Publicado em 28/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

No verão a pele precisa de cuidados especiais para que continue saudável. Veja como cuidar do maior órgão externo do corpo humano da forma correta.

Dentre os muitos compromissos e festas que chegam com o verão, é importante não descuidar da saúde e da pele, maior órgão externo do corpo.

Segundo o Dr. Alderson Luiz Pacheco, cirurgião plástico, a pele é um reflexo das escolhas que são feitas ao longo da vida e dos dias, como uso de protetor solar, hidratantes, o tipo de maquiagem (e a sua retirada depois), higiene, alimentação saudável, sono de qualidade, pratica regular de exercícios físicos, entre outros.

No entanto, não é só com a exposição ao sol que as pessoas devem se preocupar. Nessa época é comum o aparecimento de alergias, dermatites de contato – uma forma de hipersensibilidade a produtos de limpeza ou bijuterias - e infecções fúngicas, como a caspa. “Nos dias quentes, a umidade da pele aumenta, o que favorece o crescimento de fungos e facilita o surgimento destes problemas”, comenta.

Aqueles que gostam de praia ou piscina precisam prestar uma atenção redobrada à pele dos pés e às unhas. “Quando estas áreas estão machucadas durante o verão, existe uma maior facilidade de serem infectadas por fungos”, alerta.

Para quem não quer abrir mão de frequentar as praias, à qualidade das areias que as cercam. Cães e gatos podem contaminar, por meio da urina, a pele humana.

A prevenção de problemas pode ser feita em três etapas: limpeza correta, hidratação e proteção. Independentemente do tipo de pele, é importante:

- lavar o rosto duas vezes ao dia,

-usar sabonete líquido na hora do banho

- aplicar protetor solar diariamente nas áreas mais expostas ao sol

- não espremer espinhas

- sempre retirar a maquiagem antes de dormir

A hidratação é fundamental para garantir a integridade da pele. O ideal é investir na lubrificação do corpo, com produtos de qualidade e que contenham ureia, ácido lático, lactato amônia, entre outros.

Outra dica importante é ingerir bastante líquido e manter uma alimentação com menos gordura e açúcar, que permite que o organismo fique mais protegido contra doenças e infecções nos dias quentes.

Vale lembrar que a pele, por ser um órgão externo, é capaz de mostrar o ritmo do nosso cotidiano. Sol em excesso, vento, bebida alcoólica, noites mal dormidas, ar condicionado, tabaco – a nicotina presente no cigarro acelera o processo de envelhecimento e deixa a pele com uma cor levemente acinzentada, - espaços sem a presença da luz solar, podem causar ressecamento crônico da pele e levar a um aparecimento precoce de rugas.

 

 

› FONTE: Toda Comunicação

Comentários