Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Lançado programa de capacitação para produtores rurais de Santa Catarina

Publicado em 18/10/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: Félix Zucco

Foto: Félix Zucco

Com o objetivo de tornar a gestão das propriedades rurais catarinenses mais eficiente e rentável, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC) promoverá um curso de Fluxo de Caixa. Apresentado na tarde desta segunda-feira (17), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em Florianópolis, o programa de capacitação deve entrar em prática ainda este ano.

Desenvolvido em parceria com o Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Estado de Santa Catarina (Sindicarne/SC) e a Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o curso terá duração de 8 horas-aula com foco no controle de despesas e receitas das atividades desenvolvidas nas propriedades rurais. Segundo o presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, a iniciativa consiste em uma abordagem estratégica para a utilização da ferramenta junto aos produtores rurais integrados às agroindústrias. "Promovida por instrutores do Senar, a capacitação visa preparar os produtores para utilizar a ferramenta de gestão de fluxo de caixa, a partir da capacitação, de aproximadamente 17 mil, direcionado a produtores integrados a cadeia da suinocultura e avicultura, bem como as demais cadeias produtivas", explica.

Para Gilmar Antônio Zanluchi , superintendente do Senar, o fluxo de caixa deve ser considerado uma estrutura flexível, na qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da propriedade. Ele explica que o intuito é organizar os gastos criando uma base de dados que ajude o produtor a administrar com mais segurança os períodos em que vai precisar captar ou aplicar seu dinheiro. “É fundamental gerenciar e acompanhar os rendimentos, medindo resultados a médio e longo prazo, avaliando o melhor momento para investimentos, visando a melhoria na estrutura e na qualidade das propriedades.”

À frente da coordenadoria de projetos do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), Cinthya Mônica da Silva Zanuzzi, salienta que o fluxo de caixa é um instrumento de gestão financeira que projeta, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da propriedade rural, indicando como será o saldo de caixa.  “É uma ferramenta de fácil elaboração para os produtores. Deve ser utilizada para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões fornecendo uma visão antecipada das entradas e saídas de dinheiro.”

› FONTE: Agência AL

Comentários