Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Engenheiros de todo o Brasil conhecem o trabalho de restauração da Ponte Hercílio Luz

Publicado em 18/10/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Fotos: James Tavares/Secom

Fotos: James Tavares/Secom

O processo construtivo da reabilitação e recuperação da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, foi apresentado nesta segunda-feira, 17, pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), para dirigentes de entidades ligadas à engenharia de 26 estados do país e do Distrito Federal. O governador Raimundo Colombo não acompanhou a visita, porque foi para o Sul de Santa Catarina, região atingida por temporal na tarde de domingo, 16.

O engenheiro fiscal da obra de reabilitação da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, explicou os trabalhos que já foram e estão sendo executados, assim como as novas tecnologias empregadas na restauração. “Essa visita partiu do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e Associação dos Engenheiros. Eles estão acompanhando a obra e acharam importante que o setor de engenharia nacional pudesse conhecer os trabalhos que estão sendo executados”, contou o engenheiro.

Wenceslau informou que o vão central da ponte de tem 4,4 mil toneladas, com largura transversal de 15,92 metros, duas faixas de 3,8 metros cada e duas passarelas de 2,5 metros. O novo projeto aumentou a plataforma em 2,5 metros, permitindo que, de um lado, haja passagem para pedestres e cadeirantes e, do outro, uma ciclovia. A altura da torre principal é de 70 metros.

Conforme o engenheiro, a etapa atual da ponte inclui a substituição das longarinas e transversinas, peças principais da base. Elas formam uma trama que será o suporte para o piso por onde passarão os automóveis. Também estão sendo feitos o reforço das treliças, reforços nas fundações das torres e obras de estaiamento. Em janeiro, essa etapa deve estar preparada para a transferência de cargas com segurança.

O presidente do  Deinfra, Wanderley Agostini, disse que a recuperação da Ponte Hercílio luz hoje é a vitrine da engenharia, não só para o Brasil, mas para o mundo. “A empresa que está executando a obra veio aqui para executar e não para aprender. Os olhos da engenharia brasileira se voltam a Santa Catarina para terem como exemplo a recuperação dessa ponte tão importante. O andamento da obra - que está dentro do cronograma - e a avaliação positiva dos visitantes mostram que o Governo do Estado está no caminho certo para a recuperação desta grandiosa estrutura”, destacou.

A ponte, que completou 90 anos em maio, passa pelo último ciclo de obras do trabalho de restauração. O contrato com o grupo português Teixeira Duarte foi assinado em março de 2016 e a ordem de serviço foi entregue no dia 18 de abril. O prazo de execução previsto é 30 meses, com conclusão no segundo semestre de 2018.

Wanderlei Agostini (à frente)

"Essa visita é uma grande satisfação. Mostramos a tecnologia da engenharia do nosso Estado para o Brasil inteiro. Estamos apresentando não a porta de Florianópolis, mas de Santa Catarina, o nosso símbolo maior. Santa Catarina é referência em vários setores e em engenharia também. Os visitantes ficaram encantados com a beleza da nossa ponte e, mais que isso, com a tecnologia empregada na recuperação dela”, relatou o presidente do Crea/SC, o engenheiro civil Carlos Alberto Kita Xavier.

“Percebemos que o trabalho que está sendo feito aqui é de muita qualidade e que a empresa que está executando conhece o serviço. A técnica aplicada é nova. Não é toda empresa que tem o expertise para fazer este tipo de serviço. Com certeza, é uma grande obra e que trará muitas melhorias na mobilidade”, afirmou presidente do Crea do Distrito Federal, Flavio Correia de Souza.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários