Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fazenda divulga resultado da pesquisa de opinião sobre o Portal da Transparência

Publicado em 18/10/2016 Editoria: Política Comente!


Pesquisa feita pela Secretaria de Estado da Fazenda sobre o Portal da Transparência do Poder Executivo mostrou que a ferramenta é bem avaliada pela opinião pública, embora ainda haja dificuldades por parte dos usuários para encontrar as informações que procuram. Em 20 dias, 2.063 pessoas responderam ao questionário disponibilizado via internet. A maioria, 61,9%, são funcionários públicos; e 39,8% têm idade entre 36 e 50 anos.

"Temos um material muito rico em sugestões que serão aproveitadas na construção de um novo portal. A verdadeira transparência começa com esse processo de interação do governo com a sociedade", acredita Graziela Meincheim, diretora de Contabilidade do Estado, área responsável pela manutenção do canal. Ela conta que a nova ferramenta já está em desenvolvimento e muitas questões apontadas na pesquisa estão contempladas, como por exemplo, o uso de uma linguagem mais simples.

Quem acessou – Do total de participantes da pesquisa, 72% disseram que já acessaram o portal, mas 56,8% assinalaram que entram “poucas vezes ao ano” no site. O índice de satisfação daqueles que já acessaram é de 73,4%. No entanto, questionados sobre as dificuldades encontradas nas pesquisas, 44,6% disseram que “não encontram as informações.” Na questão sobre o que poderia melhorar no portal, 54,7% assinalaram “incluir uma ferramenta de pesquisa”.

Quem nunca acessou – Entre os 28% que nunca acessaram o portal, 46,4% responderam que “não tinham conhecimento da ferramenta” e outros 40,1% que “conhecem, mas não têm interesse em acessar”. Perguntados sobre quais informações consideram mais importante para divulgação no Portal, 71,3% assinalaram “quanto e em que áreas o governo gasta; 57,4% “quanto o governo arrecada” e 49,5% “quem são e quanto recebem os fornecedores do governo.”

Perguntas abertas – O questionário abordou perguntas objetivas, incluindo respostas de múltipla escolha, e também abriu espaço para os participantes escreverem sobre o que entendem sobre transparência pública e o que esperam encontrar no Portal de Transparência do Poder Executivo. Algumas respostas se destacaram:

O que você entende por transparência?

“Mais do que divulgar a informação, buscar meios e esforços para que a informação divulgada seja compreendida.”

O que você espera encontrar no Portal de Transparência do Poder Executivo?

“Gostaria de encontrar os valores gastos pelo Estado nas principais áreas e conseguir saber COMO foi gasto o dinheiro público, sem precisar saber nada de contabilidade.”

“Informações não financeiras, sobre os resultados práticos da atuação do Estado (dados específicos sobre as áreas de atuação do governo: Saúde, Educação, saneamento, segurança, etc), e não apenas os relatórios exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Informações mais claras para que a população possa entender, utilizando-se de recursos gráficos e interativos, ou seja, superar as meras obrigações legais e fornecer de fato informações que possam servir para o cidadão avaliar a gestão pública.”

› FONTE: Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Fazenda

Comentários