Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Jovens atletas do boxe disputam Cinturão de Ouro em Florianópolis

Publicado em 17/10/2016 Editoria: Esporte Comente!


Projeto educacional Boxe na Escola, da Guarda Municipal de Florianópolis, atende crianças de comunidades carentes

Dois alunos do projeto educacional Boxe na Escola, da Guarda Municipal de Florianópolis, lutarão no próximo domingo pelo Cinturão de Ouro, em Balneário Camboriú. A competição reúne equipes de referência do esporte em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Gustavo Ventura, 11 anos, compete na categoria mirim, 42 kg, e Adrian Pedro, 13 anos, na categoria infantil, 46 kg. Ambos da Grande Florianópolis, os atletas participam há cinco e dois anos, respectivamente, do projeto que ensina boxe em escolas públicas de Florianópolis e forma mais de 100 alunos por ano.

Para a prova que se aproxima, os garotos se empenham num treinamento diário. O professor e agente municipal Deniz Malagueta, idealizador do projeto, conta que eles estão focados e confiantes, pois o evento tem uma grande importância na carreira profissional deles.

“Apesar da pouca idade, já sonham em serem campeões mundiais. Estamos empolgados para este combate. Este título de &39;Cinturão de Ouro&39; vai alavancar a carreira. Eles querem lutar em dezembro, em São Paulo”, informa Malagueta.

O projeto

Malagueta explica que o foco do projeto da Guarda Municipal são meninos e meninas de comunidades carentes de Florianópolis. Por meio do esporte, eles têm a oportunidade de dar um rumo diferente ao destino da maioria dos jovens de áreas carentes.

As aulas gratuitas de boxe atendem crianças e adolescentes de oito a 16 anos e visam a melhorar a autoestima, incentivar o espírito de grupo e introduzir a disciplina e o respeito às regras como normas de convivência. Para participar do projeto, eles precisam frequentar as aulas na escola.

Neste ano, três escolas são atendidas pelo projeto: E.B.M. Carvalhal, no bairro de Coqueiros, E.B.M. Adotiva Liberato Bitencourt, na Costeira, e Escola Básica Municipal Padre João Alfredo Rohr, no Córrego Grande. As aulas são realizadas duas vezes por semana, e o programa é aberto aos jovens de 10 a 16 anos, de ambos os sexos. Para o próximo ano, novas turmas serão criadas.

Campeonato

Mais de 150 atletas se inscreveram no campeonato Cinturão Meninos de Ouro de Boxe que iniciou em março deste ano e tem o objetivo de difundir o esporte e evoluir o nível técnico dos atletas de todo o Sul do país. Em sua primeira edição, o campeonato tem quatro etapas. Nesta fase final, cerca de 40 atletas disputam em 22 categorias o cinturão.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação/PMF

Comentários