Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria da Agricultura reativa Câmara Setorial da Maricultura

Publicado em 07/10/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: Edson Junkes

Foto: Edson Junkes

Em busca de ações que fortaleçam a maricultura em Santa Catarina, o Conselho de Desenvolvimento Rural (Cederural) reativou a Câmara Setorial da Maricultura. A primeira reunião da Câmara aconteceu na última quinta-feira, 6, durante o Seminário Técnico da Fenaostra.

A Câmara Setorial da Maricultura atuará como um órgão consultivo do Cederural e da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para as ações de valorização e desenvolvimento da cadeia produtiva em Santa Catarina. A reativação da Câmara atende a uma demanda dos maricultores catarinenses, que poderão discutir projetos para o fortalecimento e profissionalização da atividade no Estado.

Entre os assuntos tratados pela Câmara Setorial estará a elaboração de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Sustentável da Maricultura em Santa Catarina; a implantação do Programa de Rastreabilidade de Moluscos Cultivados; a certificação dos produtos da maricultura e a profissionalização dos maricultores. A Câmara deve propor ainda alterações em legislações relacionadas com a maricultura.

Com 572 maricultores, Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, com 20.438 toneladas comercializadas em 2015. Esse volume de produção gerou uma movimentação financeira bruta estimada em R$ 78,8 milhões no Estado. A maricultura envolve 2.315 empregos diretos e os produtores estão distribuídos em 12 municípios do Litoral, entre Palhoça e São Francisco do Sul.

A Câmara Setorial da Maricultura é formada por representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental; do Ibama; da UFSC; da Cidasc; da Epagri; da Fatma; da Univali; da Univille; do Senar; além de entidades ligadas aos maricultores.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Comentários