Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Transporte gratuito de bicicletas em ônibus pode virar lei

Publicado em 06/10/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Ônibus em Santa Cruz do Sul (RS) circulam com suportes para bicicletas, FOTO: Divulgação

Ônibus em Santa Cruz do Sul (RS) circulam com suportes para bicicletas, FOTO: Divulgação

Buscando a integração entre ciclistas e o transporte urbano coletivo, o Projeto de Lei 218/16, em tramitação na Assembleia Legislativa, prevê o transporte gratuito de bicicletas em ônibus municipais e intermunicipais no estado. De autoria do deputado Aldo Schneider (PMDB), a matéria propõe uma prática já realizada em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, e em muitos lugares do mundo como Reino Unido e Austrália.

Segundo o autor, a iniciativa possibilita ao usuário do transporte público utilizar também a bicicleta como transporte pessoal nos deslocamentos diários. De acordo com o parlamentar, o projeto prevê a instalação de um suporte em ônibus coletivo público, com a finalidade de transportar a bicicleta do usuário. “Esta é uma forma de estimular a troca do carro pelo transporte público. A utilização da bicicleta como meio de transporte para os deslocamentos diários é bastante comum em vários países. Com o suporte instalado no ônibus, a bicicleta é apoiada no suporte e travada pelo condutor do veículo, o que proporciona segurança no transporte da bicicleta e evita que a mesma se desprenda e caia durante a viagem, ou seja roubada”, explica Aldo.

Há três meses no Legislativo, a matéria segue tramitando para ser aprovada e assim possibilitar ao usuário do ônibus a oportunidade de percorrer outros trechos da viagem em bicicleta. A exemplo de Londres, uma das primeiras cidades a instalar suporte para bicicletas no transporte coletivo, a medida visa facilitar o transporte dos catarinenses.

Para o parlamentar, além de incentivar o uso da bicicleta diariamente em parceria com o transporte coletivo, a iniciativa proporciona ao usuário a prática de exercício físico e um trânsito mais tranquilo.

Aldo destaca que o projeto estimula também mudança de hábito e a troca do veículo particular pelo transporte público e, consequentemente, pelas bicicletas. "O benefício não acarretará reajuste das tarifas", frisou.

Instalação do suporte

A obrigação de instalação de suportes para colocação de bicicletas nos ônibus coletivos de passageiros municipais e intermunicipais deverá ser implantada gradualmente da seguinte forma: 10% da frota a partir de 2017, 20% a partir de 2018 e sucessivamente até 2026 com 100% da frota.

› FONTE: Agência AL

Comentários