Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Principais bancadas da Assembleia elegem maior número de prefeitos

Publicado em 03/10/2016 Editoria: Eleições Comente!


Os partidos com maior bancada na Assembleia Legislativa elegeram o maior número de prefeitos no estado nas eleições deste domingo (2). O levantamento foi realizado pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) do Parlamento catarinense, com base nos dados disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC).

Conforme a lista, PMDB e PSD elegeram o maior número de prefeitos: 98 e 61, respectivamente. Em seguida, veio o PP, com 46 eleitos, e o PSDB, com 38 conquistas. O PT ficou na quinta posição, com 20 prefeitos eleitos. As três cidades onde haverá segundo turno (Florianópolis, Joinville e Blumenau) não foram computadas.

No comparativo com eleições anteriores, no entanto, o PMDB registrou uma queda no número de prefeituras conquistadas: de 106 em 2012 para 98 em 2016. PSD, PSDB, PSB e PR registram aumento no número de eleitos no mesmo comparativo, enquanto o PT teve uma queda superior a 50% na conquista de prefeituras (confira os dados completos na tabela abaixo).

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), 754 candidatos disputaram o cargo de prefeito nas eleições deste domingo. De acordo com dados fornecidos pelos diretórios estaduais, PMDB e PSD indicaram o maior número de candidatos a prefeito: 212 e 140, respectivamente. Em seguida, empatados, estiveram o PP e o PSDB, com 104 candidatos cada. O PR aparece na quinta posição, com 67, seguido do PT, com 61.

› FONTE: Agência AL

Comentários