Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Região Sul do Brasil lidera produção nacional de leite

Publicado em 30/09/2016 Editoria: Economia Comente!


Foto: Jorge dos Santos

Foto: Jorge dos Santos

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, juntos, lideram a produção nacional de leite. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015 a região Sul foi responsável por 35,2% dos 35 bilhões de litros de leite produzidos no Brasil, o Sudeste ocupa a segunda posição no ranking respondendo por 34% da produção.

Os três estados do Sul apresentaram também a maior produtividade do país em 2015, com 2.900 litros/vaca/ano, um aumento de 3,9% em relação ao último ano. Em SC a produtividade média é de 2.755 litros/ vaca/ ano, a terceira melhor média do país. O melhor indicador está no RS, com 3.073 litros/vaca/ano. A produtividade média do país é de 1.609 litros/vaca/ano.

Santa Catarina é o quinto maior produtor de leite do Brasil, sendo que a agricultura familiar responde por quase 90% de toda produção catarinense. Nos últimos anos, de 2000 a 2013, a produção aumentou 190%, muito a cima da média nacional. Os números são ainda maiores se falarmos das regiões do Oeste e Sul, que cresceram 256% e 223% em produção no mesmo período. Em 2015, o Estado produziu cerca de 3,05 bilhões de litros.

De acordo com o secretário adjunto da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, o leite é a atividade do setor agropecuário que mais cresce em Santa Catarina e tem os maiores ganhos a incorporar com a utilização de tecnologia e organização da cadeia produtiva. “O leite é candidato a ser mais uma estrela do nosso agronegócio e nós precisamos preparar esse setor para ser competitivo no mercado, ou seja, ser capaz de produzir leite bom, a custo competitivo e com qualidade”.

Aliança Láctea Sul Brasileira

Para desenvolver a cadeia produtiva do leite na região, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul criaram a Aliança Láctea Sul Brasileira. Com problemas e oportunidades comuns, os três se unem em um fórum permanente que congrega produtores, governo e indústrias em busca de um desenvolvimento harmônico do setor.

O Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná são as regiões que mais crescem em produtividade do leite no Brasil. Com cerca de 300 mil produtores distribuídos por quase todos os municípios. A expectativa é de que em 10 anos, a produção aumente 77%, chegando a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano.

› FONTE: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca

Comentários