Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Professores do oeste participam da 3ª etapa do curso Educação para a Cooperação

Publicado em 28/09/2016 Editoria: Educação Comente!


Novos professores que trabalham com o Programa Cooperjovem no oeste catarinense e os  coordenadores das cooperativas parceiras, estiveram reunidos nessa semana, em Chapecó, para cumprir a terceira etapa do curso Educação para a Cooperação. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC).

O Cooperjovem é uma iniciativa do Sescoop para dotar as escolas e cooperativas educacionais de meios para o desenvolvimento da cultura da cooperação. A formação de professores é parte integrante do programa e é conduzida pela instrutora Denise Crespo Nunes que trabalha aspectos relacionados à elaboração e desenvolvimento do Projeto Educacional Cooperativo (PEC), conexões curriculares, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, processo ensino-aprendizagem, cultura da cooperação, entre outros.

No oeste, o Cooperjovem é desenvolvido com a parceria das seguintes cooperativas: Sicoob Creditapiranga, Sicoob São Miguel, Auriverde, Coopervil e Sicoob Videira.

A Escola Municipal Olavo Bilac, de Barra Bonita, esteve representada pelas professoras Andreia Elisa Daltoé Catto, Marli Terezinha Caus de Luca e Nádia Maria Ferronatto Bernardi. Segundo elas, o programa vem sendo fundamental na escola, porque sensibiliza e possibilita o desenvolvimento de ações, proporcionando o trabalho coletivo e envolvendo toda a comunidade escolar no compromisso para uma melhor educação.

Por meio da parceria com o Sicoob São Miguel quatro escolas participam do Cooperjovem. Além da Olavo Bilac, de Barra Bonita, fazem parte do programa as seguintes instituições: Amália Daltoé Agostini, de São Miguel do Oeste e Prefeito Libório Romildo Kuhn, de Palma Sola, além da escola estadual Professora Maria da Glória Mattos, do Distrito de Idamar, município de Dionísio Cerqueira. São 23 professores ativos nas formações, realizando atividades com mais de 700 alunos.

Cooperjovem

O objetivo do Programa CooperJovem é disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo, por meio de atividades realizadas nas escolas públicas e cooperativas educacionais de todo o País. O programa reforça o 5º e o 7º princípios do cooperativismo, que destacam a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade, sugerindo que a cooperação seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.

O CooperJovem abrange, atualmente, 27 cooperativas e 84 escolas, em 53 municípios do Estado e beneficia mais de 500 professores e 26 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. "Neste ano, três novas cooperativas e 11 escolas ingressaram no programa", ressalta a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patricia Gonçalves de Souza, ao falar que a iniciativa está evoluindo a cada ano e, este crescente desenvolvimento, tem oportunizado que suas etapas de formação e acompanhamento perpassem por um processo contínuo de avaliação e aperfeiçoamento.

› FONTE: MB Comunicação

Comentários