Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Fundação Catarinense de Cultura abre inscrições para Oficina de Pífanos

Publicado em 24/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio das Oficinas de Arte, está com inscrições abertas para três turmas da Oficina de Pífanos. Interessados devem se inscrever, gratuitamente, pelo telefone (48) 3953-2310. As aulas iniciam-se no dia 6 de novembro, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

O curso proporcionará, inicialmente, a construção do pífano de cano de PVC e, ao longo das aulas, de bambu. Ao final dos primeiros encontros, os participantes terão seu próprio instrumento e desenvolverão o repertório tradicional de músicas regionais.

Podem participar adolescentes e adultos com idade a partir de 12 anos. Serão oferecidas 15 vagas em cada turma.

Sobre o instrumento

Instrumento musical versátil, o pífano é comumente usado em músicas folclóricas e em gêneros musicais como baião, frevo, choro, ciranda, entre outros. Possui todas as 12 notas da escala musical e alcança uma extensão de 2 a 2 ½ oitavas. É afinado em tons específicos, de acordo com as dimensões do material utilizado.

O pife foi adaptado das flautas populares europeias e, no Brasil, sofreu influências indígenas, sendo construído tradicionalmente com bambu. Atualmente, é construído com diversos materiais, tais como cano de metal, plástico e madeira, e utilizado em festas populares, cerimônias cívicas e religiosas na maior parte do país.

Turmas

Turma I
Dia: Terças-feiras
Horário: das 15h30min às 17h
Período: de 6 de novembro a 10 de dezembro de 2013
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.

Turma II
Dia: Quartas-feiras
Horário: das 10h às 11h30min
Período: de 6 de novembro a 11 de dezembro de 2013
Sinopse: construção do pífano e prática musical com objetivo de desenvolver a técnica do instrumento e repertório inicial.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários