Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Até que ponto é saudável realizar exercícios físicos durante a gravidez?

Publicado em 24/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

“Um erro clássico durante a gravidez é a mulher que pratica exercícios físicos achar que não precisa (e não querer) modificar sua rotina.

Por quê? Porque gravidez não é doença, mas elas só se esquecem que é uma condição especial e, como tal, deve ser revista toda e qualquer aplicação de exercícios e modalidades, desde a intensidade fisiológica até a execução biomecânica”, explica a personal trainner Gizele Monteiro. 

“Quem não é especialista (em exercícios na gravidez) não entende que certas posturas e exercícios podem romper sua linha alba (região central do seu músculo abdominal), promovendo uma grande diástase. 

Na gravidez as mudanças biomecânicas e posturais, além dos efeitos hormonais sobre as articulações facilmente, podem favorecer riscos a sua coluna, ainda mais com exercícios inadequados. O músculo abdominal e o assoalho pélvico em algumas fases da gravidez estão com efeitos hormonais e não apresentam mais a mesma eficiência para dar suporte e controle para a coluna. 

A mulher grávida deve desacelerar e mudar um monte de coisas em seu programa. Exercícios na gravidez devem ser seguros e controlados”, ressalta a Personal Gestante.

Segundo Gizele, no programa "Gravidez em Forma", cuidamos de cada detalhe de movimentos, analisamos a freqüência cardíaca, temos atividades físicas especiais para fortalecimento do assoalho pélvico e da lombar, preparando também a futura mamãe para o parto e pós-parto. Os "exercícios adequados" durante a gravidez são fundamentais para proteger a saúde da mamãe e do bebê".

Durante a gravidez o organismo da mulher passa por uma série de alterações em seus sistemas: biomecânicas, posturais, fisiológicas, mas essencialmente as hormonais e metabólicas são de grande importância para a saúde da mulher e do bebê.

A mulher nesse período terá uma elevação dos seus níveis de progesterona e isso altera o apetite, fazendo a gestante ter mais fome. Isso porque os hormônios atuam no centro de apetite e saciedade, localizado no sistema nervoso central. O exercício e um controle alimentar são de extrema importância para manter a saúde materna e fetal, fazendo com que a gestante controle seu peso e não engorde mais do que o necessário.

O programa Gravidez em Forma (www.gravidezemforma.com.br) foi elaborado para que as gestantes possam manter o controle do seu peso com orientações saudáveis e adequadas, desde a alimentação até o exercício.

Atenção: Quando a mulher engorda mais do que o necessário?
- uma alimentação inadequada + a redução dos níveis de atividade física promovendo menor gasto energético = aumento de peso acima do necessário = risco para a saúde gestacional (gestante e bebê).

Riscos na Gravidez:
- diabetes e hipertensão gestacional (pré-eclampsia), complicações no parto e pós-parto, parto prematuro, crescimento inadequado do bebê.

Riscos no pós-parto e vida futura da mulher:
- obesidade no pós-parto e na vida futura da mulher - se não for controlada na gravidez e no pós-parto.

Benefícios do exercício físico durante a gravidez:
• Ajuda a manter um peso saudável durante e após a gravidez; 
• Ajuda a dormir melhor e sentir-se menos cansada; 
• Menor propensão para desenvolver inchaço dos pés, tornozelos ou das mãos; 
• Reduz a ansiedade e ajuda no seu bem-estar; 
• Previne e alivia a dor nas costas; 
• Reduzir o risco de desenvolver diabetes durante a gravidez (diabetes gestacional). Nas mulheres que desenvolvem diabetes durante a gravidez, o exercício físico pode ajudar no controle; 
• Reduz o risco de ter problemas com pressão arterial elevada durante a gravidez; 
• Prepara a musculatura e melhora a condição física geral para auxiliar no momento do parto, podendo ajudar num trabalho de parto mais consciente e com menos propensão a problemas ou complicações. 

“O exercício e uma alimentação saudável durante a gravidez facilitará também o retorno depois de ter dado à luz e, portanto, obter os benefícios em longo prazo para a saúde. Entre outras coisas, esses benefícios podem incluir alguma proteção contra doenças do coração e hipertensão, osteoporose, obesidade, entre outros”, diz Gizele.

 

 

› FONTE: Andrea Feliconio

Comentários