Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Campanha de Multivacinação começa nesta segunda-feira (19) em São José

Publicado em 19/09/2016 Editoria: São José Comente!


Foto: Daniel Pereira - Arquivo Secom/PMSJ

Foto: Daniel Pereira - Arquivo Secom/PMSJ

As unidades de saúde do município estarão atendendo para a atualização do cartão de vacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação será realizada de 19 a 30 de setembro em todo o país. Em São José, todas as unidades de saúde do Município estarão mobilizadas para atender a população. O objetivo é atualizar o esquema vacinal de crianças menores de cinco anos de idade, de crianças de nove anos e adolescentes de 10 anos a menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde de São José é que os pais ou responsáveis de crianças e adolescentes das faixas etárias indicadas na campanha procurem os postos de saúde se tiver deixado de aplicar alguma dose das vacinas ou se tiver alguma dúvida. É muito importante, levar junto a carteira de avaliação para que o profissional da saúde possa avaliar se há doses que ainda necessitam ser aplicadas.

Durante a campanha serão atualizadas 14 vacinas nos públicos alvo. No lançamento da mobilização, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, destacou que neste ano também foram incluídos os adolescentes porque este grupo é um dos apresenta uma maior resistência a se vacinar. "Além disso, muitos pais acreditam que não há necessidade de imunizar os filhos nesta faixa etária", assinalou o ministro. Como a vacinação será seletiva para a população alvo, não há meta a ser alcançada, apenas avaliação do número de doses aplicadas no período.

Dentro desta estratégia, o Dia D de Mobilização Nacional será realizado em 24 de setembro. Em São José, neste dia, a vacinação será realizada nos 19 Centros de Saúde, na UBS Potecas e UBS Santo Saraiva e nos seguintes postos volantes: Vila Formosa; Horto Florestal e Escola Califórnia, das 8h às 17h.

Vacinas que serão oferecidas durante a Campanha de Multivacinação

Dupla adulto - Difteria e tétano

DTP - Difteria, tétano e coqueluche

Febre amarela

Hepatite A

HPV - Papilomavírus Humano

Meningocócica C - Doença sistêmica causada pela Neisseria meningitidis do soro grupo C

Pentavalente - Difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções.

Pneumo 10 - Meningites, pneumonias e otites causadas por 10 sorotipos de pneumococos

Rotavirus - Diarreia por Rotavírus

Varicela

VIP - Poliomielite

VOP - Poliomielite

Tríplice viral - Sarampo, caxumba, rubéola

Tetra viral - Sarampo, caxumba, rubéola e varicela

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários