Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Colombo anuncia implantação de Colégio Militar e discute segurança pública com lideranças empresariais em Joinville

Publicado em 16/09/2016 Editoria: Segurança Comente!


Joinville irá receber a partir do início do ano letivo de 2017 um Colégio Militar. O anúncio do governador Raimundo Colombo foi nesta quinta-feira, 15, durante reunião sobre segurança pública com as lideranças empresariais da cidade. Estavam presentes o secretário de Estado da Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante-geral da PM, Coronel Paulo Henrique Hemm, o delegado-geral de Polícia Civil, Artur Nitz, e o delegado regional de Polícia Civil, Akira Sato.

“A escola militar busca atender menores no ensino médio com uma formação moral e cívica, com filosofia baseada em princípios da vida comunitária, além do aspecto pedagógico. Joinville é a terceira cidade de Santa Catarina a receber o colégio depois de Florianópolis e Lages. Os resultados obtidos são muito positivos”, disse o governador.

Além do anúncio, foi apresentado às entidades um balanço de todas as ações que estão sendo feitas na segurança pública em Joinville e com reflexos nos municípios da região. “Temos um trabalho em execução e que apresenta bons resultados. Daremos ainda mais condições para fazer o enfrentamento à criminalidade. Serão incorporados os soldados que estão em formação para aumentar o efetivo e nós estamos trazendo mais elementos de inteligência para fortalecer a investigação”, reiterou Colombo. O governador informou ainda que até o final do ano será apresentado um novo balanço com resultados ainda mais favoráveis.

O secretário da Segurança Pública informou que o reforço na inteligência policial será com a integração das agências de investigação junto à Diretoria de Informação e Inteligência (Dini) - vinculada à SSP. Grubba destacou que é necessário trabalhar na prevenção e não somente na repressão. “Estabelecemos com base em número de ocorrências na região e Joinville, as ações que serão prioritárias principalmente na questão de operações policiais e inteligência em um trabalho conjunto com o Ministério Publico e o Judiciário”.

No encontro, foi informado ainda que o Governo do Estado fará a locação dos escâneres corporais para as unidades prisionais - estão sendo vencidas as etapas da licitação. Estavam presentes ainda os presidentes da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Moacir Tomazi; da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Ovídio Vazelevski; da Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa (Ajorpeme); Carlos Eduardo de Souza; e o representante da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Afonso Ramos, além do comandante da 5ª Região de polícia Militar, Amarildo de Assis e outras autoridades.

Números da segurança pública em Joinville

“No mapa brasileiro da violência, Santa Catarina está com a melhor avaliação de segurança pública comparado aos demais Estados do país. Em Santa Catarina, 167 municípios não tiveram nenhum registro de homicídio neste ano”, relatou o secretário da Segurança.

Dos homicídios registrados em Joinville, até o mês de agosto de 2016, o índice de resolubilidade da Polícia Civil indica que 56% dos casos foram solucionados quando em 2015 ficou abaixo de 25%. A Polícia Militar, desde janeiro, prendeu 1.650 pessoas e foram soltas 1.320. A corporação também fez 1.500 flagrantes em Joinville no primeiro semestre. Também foram apreendidas 1,5 mil tonelada de droga e 165 armas de fogo. Desde 2011, a maior cidade do Estado recebeu 226 policiais militares e foram entregues 82 novas viaturas.

No Presídio Regional de Joinville, um bloco foi reformado, construído novo acesso, novo setor administrativo e novo ambulatório. Um novo presídio feminino, com investimento de R$ 14,1 milhões está sendo edificado com capacidade para 286 vagas. No ano passado, o Estado ativou 100 novas câmeras de videomonitoramento digital.

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários