Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Tenista catarinense avança nos jogos Paralímpicos

Publicado em 12/09/2016 Editoria: Esporte Comente!


Foto: Cristiano Estrela

Foto: Cristiano Estrela

Atleta estreou no Rio de Janeiro com vitória

Ymanitu Silva, o Many, fez sua estreia nos jogos Paralímpicos do Rio nesta sexta-feira, 9 de setembro. O atleta brasileiro, natural de Santa Catarina, venceu o britânico Jaime Burdekin (10° no ranking mundial), por 2 sets a 1, com parciais 6x2, 2x6 e 6x1, na categoria Quad Simples. Many, que atualmente ocupa a 16ª posição no ranking mundial, volta às quadras amanhã, sábado, 10 de setembro, pela competição em duplas, junto com Rodrigo Oliveira contra os israelenses Itay Erenlib e Shraga Weinberg.

Sobre o atleta

Many sempre praticou tênis e, na adolescência, sonhava em ser atleta. Aos 24 anos, cursando o quinto período da faculdade, com uma vida profissional e no auge da juventude, tudo foi interrompido devido a um acidente de carro que o deixou paraplégico. Durante sua recuperação, conheceu Rejane Cândida, atleta da Seleção Brasileira de tênis em cadeira de rodas que, ouvindo os relatos da antiga vida de tenista, o incentivou a experimentar o esporte e fazer um teste. Começou a treinar em 2009, integrando o projeto da Federação Catarinense de Tênis e UFSC.

Em 2010, iniciou a participação nos torneios válidos pelo circuito mundial na categoria masculina (pois no Brasil não havia a categoria Quad – categoria para atletas com maior nível de comprometimento de membros superiores). Por conta de seu alto grau de comprometimento, obteve algumas vitórias e, mesmo sem nenhum resultado expressivo, o treinador da seleção o classificou para a categoria Quad. Neste mesmo ano, recebeu uma proposta para trabalhar na Portobello, inicialmente no setor de RH e depois no departamento de marketing como auxiliar administrativo, função que exerce até hoje.

Segundo ele, a jornada de trabalho só veio para complementar a vida de atleta, pois a empresa, desde o primeiro momento, conhecia sua rotina e ajudava, liberando-o para os treinamentos e torneios. Sua primeira competição como atleta oficial da seleção foi em março de 2014 no Chile. Na competição, foi medalhista de ouro na categoria individual e vice-campeão de duplas e medalha de prata nos jogos para sul-americanos.

Desde então, obtém bons resultados em diversos campeonatos, como: Campeão Butija Wheelchair Tennis Cup (realizado em Minas Gerais em 2014), Campeão US Open USTA Wheelchair (realizado em St Louis no USA em 2014), Campeão Copa Guga Kuerten (realizado em Santa Catarina em 2014), Campeão Colômbia (realizado em Bogotá na Colômbia em 2014), Campeão Consolação e vice-campeão de duplas no ACSA Gauteng Open (realizado em Johanesburgo na África do Sul em 2015).

› FONTE: new image + id

Comentários