Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” será lançado em SC

Publicado em 23/10/2013 Editoria: Educação Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Ação foi criada em 1992 e já atendeu a mais de 13 milhões de estudantes

 Instrumento eficaz à formação de crianças e adolescentes acerca de seus direitos e deveres, o programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” será lançado pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, pelo Diretor-Presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Roberto Bacellar, e pela Secretária-Adjunta de Estado de Educação de Santa Catarina, Elza Marina Moretto, nesta quinta-feira (24), durante visita a 60 estudantes da Escola Estadual Intendente José Fernandes, às 10 horas.

O projeto tem como objetivo levar às salas de aula noções básicas sobre justiça e cidadania, tornando professores e estudantes multiplicadores das premissas defendidas pela Constituição. A ação faz parte das atividades do V Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje), a ser realizado entre os dias 24 e 27 de outubro.

Lançado em 1992, o Cidadania e Justiça já alcançou mais de 13 milhões de estudantes em todo o país, conforme ressalta o Presidente da AMB, Nelson Calandra. “A nossa intenção é visitar as escolas, falar com os alunos sobre a atuação do Poder Judiciário, discutir um pouco sobre a violência contra a criança e mostrar quais são os canais de acesso à Justiça”, afirma.

A ação é coordenada pela Escola Nacional da Magistratura (ENM), em parceria com os governos estaduais. De acordo com o Coordenador Nacional do programa, Roberto Bacellar, por meio do trabalho pretende-se formar cidadãos mais conscientes e aproximar justiça e sociedade.

“O trabalho é realizado por meio de cartilhas, que têm como personagem principal o Brasilzinho. As atividades são transmitidas de forma lúdica, de modo que as crianças aprendam enquanto brincam”, explica.

Como forma de estimular a participação dos estudantes, ao final de cada ano letivo os alunos participam de um projeto cultural, com base nos ensinamentos absolvidos ao longo do ano. As atividades podem ser desenvolvidas por meio do teatro, da dança, da música e da redação.

O projeto é desenvolvido a partir do serviço voluntário de Magistrados, Defensores Públicos, Advogados, membros do Ministério Público e operadores do Direito. Durante o encontro, os Magistrados se apresentarão aos diretores e, na sequência, participarão de um bate-papo com os estudantes.

O Cidadania e Justiça também se aprendem na escola será apresentado aos alunos de quatro escolas públicas, sendo duas municipais e duas estaduais. O Gerente-Regional de Educação da Grande Florianópolis, Mário Benedet, participará da ação na Escola Estadual de Muquem.

 CONFIRA AS ESCOLAS QUE SERÃO VISITADAS PELO PROGRAMA:

23/10 – 10 ÀS 11H

Escola Básica Municipal Maria Tomázia Coelho
Rua Vereador Onildo Lemos, 1409 - Santinho

 Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva
Rodovia Leonel Pereira, 930 - Cachoeira do Bom Jesus


24/10 – 9 ÀS 10H

Escola Estadual de Muquem - Ensino Fundamental

 RV João Gualberto Soares -Bairro: São João do Rio Vermelho

Escola Estadual Intendente José Fernandes - Ensino Fundamental

RV João Gualberto -Bairro: Ingleses

SERVIÇO:

Lançamento do Programa Cidadania e Justiça também se aprendem na
escola

Data: 24 de outubro de 2013

 Hora: 10h às 11h

 

 

› FONTE: Ascom/AMB

Comentários