Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mais de cinco mil pessoas assistem ao desfile de Sete de Setembro em Florianópolis

Publicado em 08/09/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

O desfile cívico-militar de Sete de Setembro marcou a comemoração dos 194 anos da Proclamação da Independência do Brasil. O evento foi realizado na manhã desta quarta-feira, na Passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e contou com a participação de cerca de cinco mil pessoas, conforme a Polícia Militar. O governador Raimundo Colombo acompanhou o desfile, organizado por meio de parceria entre Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis, Liga da Defesa Nacional e organizações militares.

“O desfile, as comemorações e as ações que se desenvolvem em torno da Semana da Pátria despertam princípios de cidadania em todos nós. É um momento de refletir qual tipo de nação queremos ter, que país vamos construir e como estamos contribuindo para um futuro melhor. Eu lembro de quando era criança, o Sete de Setembro era um desafio. A gente ensaiava e se preparava, havia todo esse espírito de respeito a pátria. E esses valores devem fazer parte do nosso dia a dia”, disse o governador.

A chegada do fogo simbólico da pátria marcou o início da abertura do desfile. A chama foi conduzida pela atleta da equipe da ginástica rítmica do Instituto Estadual de Educação, Vitória Aparecida da Silva. O fogo simbólico foi criado em 1937 para ser o símbolo que representa o ardor patriótico do povo brasileiro.

O grupamento escolar com cerca de 2,5 mil estudantes da Grande Florianópolis foi o primeiro a desfilar, com a Escola de Educação Básica Wanderley Junior do Bairro Ipiranga, de São José, seguida da Dom Jaime de Barros Câmara, Ildefonso Linhares, Venceslau Bueno, Maria do Carmo de Souza, Instituto Estadual de Educação e pelo Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires. Para o secretário da Educação, Eduardo Deschamps é um momento muito importante, com as estudantes participando do momento cívico de honra à pátria, assim como a participação das famílias presentes.  

Após a passagem das escolas pela Passarela Nego Quirido, foi a vez das instituições militares. Pelotões da 14ª Brigada da Infantaria Motorizada, Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Ambiental, de Choque, policiamento com cães, Bombeiro Militar, Polícia Civil, Bope, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Estadual, entre outras.

Os equipamentos que utilizam, as vestimentas, as armas, as viaturas foram apresentados ao público. Também integraram o desfile o Clube de Desbravadores, a União dos Escoteiros do Brasil, Legião da Boa Vontade, Associação Nacional de Veteranos da Força Expedicionária, ex-combatentes do Brasil, Hospital de Guarnição de Florianópolis, Companhia Indestrutíveis e Veteran Car Club.

Demonstração de civismo

Raoni Osório acompanhou o desfile na passarela junto ao sobrinho Cauã, de nove anos. Conforme Raoni, é necessário que as crianças tenham contato desde cedo com a vida cívica e que conheçam os símbolos, os trabalhos e o militarismo.

A policial civil Cristina Fortkamp, mãe do pequeno João Henrique, de cinco anos, contou que o filho quer ser general . “Acho muito importante valorizar a pátria e a questão da disciplina . A criança precisa ter essa noção”, afirmou.

Dare América em Santa Catarina

Para acompanhar os trabalhos, supervisionar e certificar o Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), dois supervisores americanos do Dare América, Leonard Moudy e Bobby Robinson, estão em Santa Catarina. Na manhã desta quarta-feira, os supervisores acompanharam os desfiles na passarela.

 A capitã Carolina Maria Bachamamn, explicou que o Proerd começou no Brasil com o Dare América. Ela contou que, no ano de 2000, Santa Catarina se tornou um Centro de Treinamento de Instrutores. “O programa segue padrões internacionais, protocolos estabelecidos pelo Dare América. A cada dois anos, é entregue uma certificação para os centros de treinamento”, disse.

A capitã contou que desde segunda-feira, 34 novos policiais estão sendo capacitados para serem instrutores do Proerd. O treinamento termina no próximo dia 15, e os supervisores americanos estão acompanhando o treinamento. “Eles estão impressionados com a qualidade do treinamento ministrado em Santa Catarina, assim como os dados apresentados.  Com certeza, vão levar do nosso Estado uma impressão muito boa, por toda organização e comprometimento em seguir o que é estabelecido e garantir que as crianças fiquem longe das drogas”, relatou.

Há 18 anos em Santa Catarina, com o Proerd já alcançou mais de 1,2 milhão de crianças e adolescentes da rede pública e particular de ensino no estado. A ação é trabalhada nas escolas por policiais militares capacitados. Sob a coordenação de Santa Catarina, foram formados policiais para atuarem no Proerd em mais de 24 estados da federação. 

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários