Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Especialista alerta para os perigos do excesso de peso das bolsas femininas

Publicado em 22/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Carteira, celular, agenda, maquiagens, escova de cabelo, medicamentos... Quanta coisa pode caber dentro de uma bolsa? Acessório usado pela maioria das mulheres, a bolsa pode provocar dores nos ombros e problemas de postura, se usadas com excesso de peso. 

Aí vai um alerta: o peso total não deve ultrapassar 10% do peso corporal. “Ou seja, se uma pessoa tem 60 quilos, a bolsa não deve ter mais do que seis quilos”, observa Luciano Martins, médico ortopedista da Unimed Costa Oeste.

Já em bolsas carregadas em um único ombro, não devem superar 5% da massa corpórea.

Consequências

Segundo Martins, o excesso de peso no ombro e a falta de exercícios de compensação podem afetar a musculatura das costas. “Músculos cansados não sustentam a coluna corretamente, o que pode piorar a postura”, explica. Além disso, tendinites e artrites também podem se desenvolver em longo prazo. “Carregar a bolsa pesada somente de um lado do corpo pode levar a desvios posturais na coluna”, complementa Martins.

O que fazer

O ortopedista recomenda que as mulheres optem por levar apenas o essencial para aquele dia. “Na noite anterior, a mulher já pode definir o que levar na bolsa, de acordo com os compromissos do dia seguinte”, aconselha. “Desta forma, não é necessário levar tudo, todos os dias”, acrescenta. Além disso, alternar o uso da bolsa no ombro direito e esquerdo também auxilia para não sobrecarregar a musculatura. Bolsas tipo mochila, que distribuem o peso em ambos os ombros e as tipo carteiro, que tem a alça de um lado, mas que equilibra o peso no outro, são as dicas do médico. “Entretanto, com sinais de dor, o ideal é que se procure um especialista para a solução adequada do problema”, finaliza Martins.

 

 

 

› FONTE: MMatsuo

Comentários