Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

13º Revezamento Volta de São Francisco acontece nesse sábado

Publicado em 02/09/2016 Editoria: Esporte Comente!


Nesse sábado (3) as ruas de São Francisco do Sul, cidade mais antiga de Santa Catarina e 3ª do Brasil, serão tomadas por corredores de todo país que terão a oportunidade de participar do 13º Revezamento Volta de São Francisco. Em meio a paisagens exuberantes, de praias e trilhas, e visuais bucólicos, como no Centro Histórico da cidade, a prova francisquense compõem um dos mais belos cenários ao longo do percurso de 90km.

Com início no Mercado Público, o 13º Revezamento Volta de São Francisco, possui quinze trechos compostos pelas mais diversas dificuldades e distâncias para as categorias Aberta A, Aberta B, Aberta Mista, Trio Masculino, Trio Feminino, Trio Misto, Trio Veterano, Feminina, Veterana e Francisquense. Aproximadamente 800 corredores participam do evento.

Após saírem do Mercado Público, as equipes têm pela frente dois trechos de asfalto e estrada de chão pela frente até a saída do Capri. De lá, passam pelo Forte chegando as Praias de Ubatuba, Enseada, Praia Grande e Praia do Ervino. Encerrados os trechos de trilha e areia, os corredores retornam à BR 280 para as etapas finais de asfalto até a chegada.

Um dos grandes segredos para o sucesso no Revezamento Volta de São Francisco está no trabalho em equipe. Além de bem sincronizados, os times precisam adequar as experiências de cada corredor aos mais diversos tipos de terreno.

"Cada equipe adota uma estratégia. Já colocamos atletas mais lentos e resistentes nos percursos mais complicados, onde todos passam dificuldades e não tem como ser performático, deixando os mais leves para trechos mais curtos e rápidos. O imprescindível é montar uma equipe que seja uniforme no desempenho de seus integrantes, ter um bom apoio e logística. É importante combinar previamente pontos de hidratação e controle do time", explica o corredor Joelson Coelho.

Realizada há 13 anos na cidade, o Revezamento Volta de São Francisco traz inúmeros benefícios ao município mais antigo do estado. Os 800 atletas visitam São Chico acompanhados por familiares e amigos, aquecendo o turismo e a economia local em época de baixa temporada, especialmente nos sistemas hoteleiro e gastronômico. 

Em 2015, a equipe curitibana Nossa Saúde foi a campeã geral da prova com 5h30min04seg. Entre todos os trios, os mais rápidos foram, os também curitibanos, JBA Imóveis Dione Performance, na categoria Mista, com 5h52min27seg, ao longo dos 90km em torno de São Francisco do Sul.

Confira os quinze trechos da prova:

1) Largada ao lado do Mercado Público – 9,1km – paralelepípedo, estrada de chão e asfalto

2) SC – Polícia Rodoviária – 8,2km (17,3km acumulado) - asfalto

3) Saída do Capri – 4,7km (22km acumulado) – estrada de chão

4) Capri – 5,5km (27,5km acumulado) – Rua calçamento, travessia de rio e praia, areia firme

5) Forte – 4,4km (31,9km acumulado) – asfalto, estrada de chão e paralelepípedo

6 ) Praia de Ubatuba – 5,3km (37,2km acumulado) – praia, areia firme e travessia de rio

7) Praia da Enseada – 2,8km (40km acumulado) – calçamento e trilha

8) Final Praia Grande – 7,0km (47km acumulado) – praia e areia fofa

9) Praia Grande – 7,0km (54km acumulado) – praia e areia fofa

10) Praia do Ervino 2 – 6,9km (60,9km acumulado) – praia e areia fofa

11) Praia do Ervino 1 – 6,7km (67,6km acumulado) – estrada de chão

12) Igreja Gamboa – 7,1km (74,7km acumulado) – estrada de chão

13) BR 280 – 5,9km (80,6km acumulado) – estrada de chão                          

14) Escola F. Correa – 5,1km (85,7km acumulado) – estrada de chão, asfalto e paralelepípedo

15) BR 280 – 4,3km (90km acumulado) – asfalto e paralelepípedo

 

Para mais informações:

www.ecofloripa.com.br/sao-francisco-do-sul

Facebook: www.facebook.com/ecofloripa

› FONTE: SixComm

Comentários