Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Aniversário do TAC terá espetáculos com entrada gratuita de 8 a 11 de setembro

Publicado em 02/09/2016 Editoria: Cultura Comente!


O Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) completa 141 anos no dia 7 de setembro e, para comemorar, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) promoverá, em parceria com grupos e artistas, espetáculos com entrada gratuita de quinta-feira a domingo (8 a 11 de setembro). Os ingressos serão distribuídos uma hora antes dos espetáculos, na bilheteria do TAC, com limite de dois por pessoa.

A programação começa com o show Sampathique do músico francês Nícola Son, no dia 8, às 20h30, em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis; segue com o Recital de Piano dos alunos da professora Anita Maria Brunatto no dia 9, às 20h; terá o sarau literomusical Carvalho: Dramaturgo e Oficial da Marinha, com a peça Raimundo e Concurso de Poesia, às 20h, em parceria com a Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina; e encerra no domingo, dia 11, às 19h30, com o espetáculo Rádio Loquaz - Pausa de se Ouvir, do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz.

Saiba mais sobre as atrações:

08/09/2016 - 20h30: Show Sampathique - Nícola Son
(Disponíveis: 389 lugares, sendo 4 para cadeirantes, para distribuição gratuita)

O músico francês retorna à capital catarinense com seu recém-lançado disco Sampathique, contração de Sampa e Sympathique. O terceiro trabalho de Nicola Són associa a canção francesa ao ambiente musical de São Paulo, cidade onde o artista está radicado desde 2013. O CD tem 11 faixas e participações de Zeca Baleiro e Edgar Scandurra em uma variedade de ritmos e de sons que podem ser encontrados por “Sampa”, como samba-rock, groove, MPB, eletro e afrobeat abrasileirado, mas com uma certa ligação com a tradição.

O projeto da Aliança Francesa é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Engie e da Allfood, apoio da Hertz e Fundação Catarinense de Cultura, coordenação da Marte Inovação Cultural e realização da Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal.

09/09/2016 - 20h: Recital de Piano
(Disponíveis: 90 lugares para distribuição gratuita)

A professora Anita Maria Brunatto apresenta o talento de seus alunos em um recital de piano no palco do TAC. Cada um dos 25 estudantes tocará duas peças, com repertório predominantemente clássico, não deixando de visitar o repertório popular nacional e internacional. O recital mostra a evolução dos alunos com faixas etárias variadas, que vão dos 5 aos 73 anos.

Anita é formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e leciona há 30 anos preparando alunos para o Exame da Ordem dos Músicos do Brasil e Vestibular de Música.

10/09/2016 - 20h: Sarau literomusical Carvalho: Dramaturgo e Oficial da Marinha, com a peça Raimundo e Concurso de Poesia
(Disponíveis: 90 lugares para distribuição gratuita)

O evento promovido pela Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina homenageia o Imediato da Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC), durante os anos de 1863-1865, o Primeiro Tenente da Marinha do Brasil (MB), Álvaro Augusto de Carvalho. O também patrono do TAC é considerado herói, morto durante a Guerra do Paraguai, além de ser dramaturgo autor de três peças teatrais: Pedro Martelli, Uma moça de juízo e o drama Raimundo. O sarau terá a apresentação de uma breve adaptação da peça Raimundo, além de premiação de um concurso de poesia.

11/09/2016 - 19h30: Rádio Loquaz - Pausa de se Ouvir
(Disponíveis: 389 lugares, sendo 4 para cadeirantes, para distribuição gratuita)

O espetáculo do Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz revive a nostalgia dos programas de rádio com plateia ao vivo das décadas de 1940 e 1950. A Rádio Loquaz, uma emissora interiorana, reúne anualmente seus artistas para uma transmissão comemorativa onde revive seus programas de maior sucesso, incluindo momentos musicais, recados dos ouvintes e uma rádionovela. Mas uma forte tempestade se aproxima da cidade e os artistas serão traídos por suas personalidades, trazendo à tona temais íntimos que perpassam suas relações pessoais e comprometem a transmissão radiofônica desta noite.

Histórico do TAC

Tudo começou por volta de 1854, quando um movimento de pessoas ligadas à cultura tomou consciência de que Desterro, a Capital da Província, merecia um teatro amplo e moderno. Este pequeno prólogo serviu para o desdobramento de muitos atos onde contracenaram políticos, acionistas, jornalistas, povo e até o presidente da província. Finalmente, em 29 de julho de 1857, foi lançada a pedra  fundamental do novo teatro. Mas somente em 5 de junho de 1871 é que o Teatro Santa Isabel, homenageando a Princesa Isabel, foi utilizado - mesmo sem estar concluído. E a inauguração oficial deu-se em 7 de setembro de 1875, com a presença calculada de mais de mil pessoas.

O teatro passou por diferentes períodos e diversos usos, serviu até como prisão e cinema. De volta à sua função original, em 2 de julho de 1894 mudou o nome para Teatro Álvaro de Carvalho, numa justa homenagem ao primeiro dramaturgo catarinense.

› FONTE: Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura

Comentários