Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Estudantes de todo país participam da 8ª edição do Câmara Mirim

Publicado em 21/10/2013 Editoria: Política Comente!


Mais de 300 alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental vão viver um dia de deputado federal, votando simbolicamente três projetos de lei

Na próxima terça-feira (22), a partir das 10 horas, acontece a 8ª edição do Câmara Mirim, programa da Câmara dos Deputados em que o estudante pode viver a experiência de ser deputado por um dia. Como nos anos anteriores, foram selecionados três projetos de lei elaborados por alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental para serem discutidos e votados pelos deputados mirins.

Os autores das propostas são os estudantes Maila Gabriela Miranda dos Santos, de Primavera do Leste (MT), Eduardo Presswell Sandoval e Ana Clara Paim Silva, de Belo Horizonte (MG). Os projetos foram escolhidos entre 414 propostas enviadas por crianças de todo o Brasil para o Plenarinho, página infantil da Câmara na internet, responsável pela realização do programa.

Os três autores vão defender suas ideias no plenário, onde será simulada uma sessão ordinária com a participação de outros 300 estudantes, inscritos no programa por meio das suas escolas e das câmaras mirins de seus municípios.

Meio ambiente

Classificada em primeiro lugar, Maila Gabriela é aluna do 9º ano do Centro Integrado de Ensino Cremilda de Oliveira Viana, escola pública de Primavera do Leste.

Ela apresentou projeto relacionado ao meio ambiente. Pela proposta, o governo federal deverá ser responsável pela arborização das casas do Minha Casa, Minha Vida, programa que a estudante conheceu de perto quando foi implantado em seu bairro. "Esse projeto visa melhorias na qualidade de vida dos futuros moradores, por contribuir para amenizar os efeitos das altas temperaturas, além de deixar o ambiente mais bonito e agradável", justifica.

Maila já participou do programa da Câmara, no ano passado, como vereadora mirim. Desta vez, no entanto, é diferente, pois ela vai defender uma das propostas em debate. "Além de ansiosa, me sinto feliz de saber que entre tantos projetos o meu foi escolhido em primeiro lugar, pois o meu desejo, desde o momento em que o projeto Minha Casa, Minha Vida foi realizado no bairro em que moro, é que ele possa ser implantado com um plano de arborização", explica.

Cultura

Os estudantes Eduardo Presswell e Ana Clara Paim ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Os dois alunos mineiros, da cidade de Belo Horizonte, estudam no Colégio Bernoulli, o mesmo de Gabriel Garcia Gomes Salles Teixeira, vencedor do Câmara Mirim 2012.

Eduardo Presswell elaborou um projeto que obriga os cinemas de todo o país a dedicar uma tarde por mês à exibição de filmes para crianças carentes, previamente cadastradas. Pela proposta, uma parceria com o governo garantirá a distribuição de ingressos para a sessão, além do fornecimento de transporte e acompanhamento de servidores das secretarias de Educação. "As sessões de filmes de ficção e documentários serão muito importantes para as crianças, que terão acesso a um conteúdo que as tornará pessoas com maior conhecimento, mais cultas e mais bem preparadas, melhorando assim o futuro da nossa nação", argumenta Eduardo. Ele conta que já está escrevendo o discurso que fará em plenário.

Saúde

Já o projeto de Ana Clara Paim prevê que os produtores de alimentos passem a informar no rótulo a quantidade de açúcar existente nos produtos. Ana Clara assinala que "essa é uma tentativa de avisar para a população o quanto há de açúcar nos alimentos, para que ela perceba que alguns não devem ser ingeridos em grandes quantidades, sob risco de causarem problemas sérios de saúde".

Ela conta que teve a ideia quando ficou sabendo que uma professora tinha uma doença relacionada ao açúcar no sangue. "Pensei que todos os produtos deveriam ser mais claros ao mostrar a presença e a quantidade de açúcar, para evitar o uso por quem não pode", explica. Quanto à sessão na Câmara, Ana Clara acha que vai ficar um pouco nervosa, mas que, no fim, vai ser muito divertido. "Espero conseguir a aprovação dos colegas deputados mirins", afirma.

Instituições participantes

O Câmara Mirim 2013 vai receber mais de 300 deputados mirins vindos de várias regiões do país. Alguns vão viajar mais de 2mil km para poder passar pela experiência. Todos com a certeza de que participar desse processo vai contribuir para despertar a consciência política. Confira quais são as instituições, entre escolas e câmaras mirins municipais, que estão trazendo crianças para o programa deste ano:

1- Câmara Mirim de Blumenau (SC)

2- Câmara Mirim de Biguaçu (SC)

3- Câmara Mirim de Belo Horizonte (MG)

4- Escola Paroquial Santo Antônio – Brasília (DF)

5-  CAIC M. Elomir Sivla – Maricá (RJ)

6- Escola Estadual Maroja Neto – Belem (PA)

7- Centro Educacional 08 do Gama (DF)

8- Colégio Estadual Herbert de Souza – Lago Azul (GO)

9- Escola Estadual Padre Lancísio Silvânia (GO)

10- Escola Classe Granja do Torto (DF)

 

Serviço

Local: Plenário Ulysses Guimarães

Horário: Das 10h às 12h

 

 

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Governo

Comentários