Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz IFSC abrir câmpus à comunidade da Grande Florianópolis

Publicado em 21/10/2013 Editoria: Educação Comente!


O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) abrirá novamente as portas para toda a comunidade externa durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013, que começa nesta segunda, dia 21 de outubro. Durante o evento, todos os câmpus estarão com programação voltada à divulgação de seus trabalhos de pesquisa e extensão, além de oficinas, palestras e atividades artísticas e de orientação profissional e de saúde. Tudo de forma gratuita.

A SNCT de 2013 ocorrerá entre 21 e 27 de outubro, com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. Cada câmpus do IFSC terá sua própria programação (confira abaixo). Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Além disso, durante a semana, as portas dos Câmpus Florianópolis (Av. Mauro Ramos), Florianópolis-Continente (Coqueiros) e São José estarão abertas para que a comunidade da região da Grande Florianópolis possa conhecer as pesquisas realizadas pelos departamentos acadêmicos, não só aproximando a população do IFSC, mas também mostrando a relevância do que se faz na instituição.

Um dos exemplos de projetos que serão apresentados é o “Substituição da madeira de cofragem por plástico de reciclagem” – o nome é complicado, mas a ideia é muito boa e pode ter, no futuro, grande impacto no setor de construção civil: os alunos desenvolveram um projeto para substituir toda a madeira que faz o apoio nas estruturas durante a obra (cofragem) por material reciclado.  Também serão realizadas palestras e oficinas para a comunidade, como a de Radiologia (com orientações sobre câncer) e a oficina de Orientação Profissional, voltada a alunos que estejam concluindo o Ensino Médio/Técnico e precisam decidir que rumo seguir nos estudos. 

Para conferir a programação completa da SNCT no Câmpus Florianópolis, clique aqui:
http://florianopolis.ifsc.edu.br/images/stories/sitepdf/programa%C3%A7%C3%A3o_SNCT.pdf

Para conferir a programação completa da SNCT no Câmpus Florianópolis-Continente, clique aqui:

 http://semana.ifsc.edu.br/files/2013/10/Continente.pdf

Para conferir a programação completa da SNCT no Câmpus São José, clique aqui:

http://semana.ifsc.edu.br/files/2013/10/sao_jose.pdf

 

 

› FONTE: Assessoria de Imprensa IFSC

Comentários