Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Passeio ciclístico abre a programação da Semana Lixo Zero

Publicado em 19/10/2013 Editoria: Florianópolis Comente!


 

Um passeio ciclístico integrando as duas principais instituições públicas de ensino superior do estado - a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - será realizada na manhã deste domingo, 20, para marcar a abertura da Semana Lixo Zero. O evento multidisciplinar ocorre em Florianópolis, entre 21 e 27 de outubro, com atividades em diferentes locais e para diversos públicos. Veja a programação completa aqui: http://ilzb.org/site.

A 1ª Volta Ciclística Integrada é coordenada pelo Floripa em Movimento, iniciativa dos projetos de extensão Esag SocioAmbiental e Esag Comunidade, em parceria com o programa Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp) e o Grupo Conviver, todos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

A iniciativa conta com a parceria da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis e Região (ViaCiclo) e com a Bike Anjo Floripa.

Ao longo do trajeto, os ciclistas farão duas paradas para homenagear vítimas recentes do trânsito na Capital, em locais sinalizados com bicicletas brancas: na rótula da UFSC, onde uma estudante faleceu em julho, e na entrada da Udesc, onde um servidor morreu em agosto do ano passado.

Segundo o professor Daniel Pinheiro, um dos objetivos do passeio é provocar a reflexão sobre o uso da bicicleta na cidade, a ocupação do espaço urbano com as ciclovias, e sobre o que deve ser feito para melhorar a segurança neste tipo de transporte.

Inicialmente previsto para acontecer em setembro, marcando o Dia Mundial Sem Carro, o passeio foi adiado devido às más condições do tempo.

Semana Lixo Zero

Organizada por diversas entidades de Florianópolis e pelo Instituto Lixo Zero Brasil, instituição sediada na Capital, a Semana Lixo Zero terá seminários, palestras, cursos e atividades diversas, visando discutir soluções para o problema do lixo.

O objetivo do evento é provocar a reflexão junto à sociedade sobre a geração e a gestão de seus resíduos, difundindo o conceito Lixo Zero. Saiba mais em http://ilzb.org/site.

1ª Volta Ciclística Integrada

Data: Domingo, 20 de outubro, a partir das 9h30

Ponto de encontro: Udesc - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis

Percurso do passeio (aproximadamente 20km): Udesc, Avenida Madre Benvenuta, Rua Lauro Linhares, UFSC, Rua Lauro Linhares, Avenida Mauro Ramos, Avenida Beira Mar, Trapiche da Beira Mar, Avenida Beira Mar, Avenida Madre Benvenuta, Udesc.

 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários