Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Sebrae/SC apresenta edital para projetos de inovação aos associados da DEATEC

Publicado em 25/08/2016 Editoria: Economia Comente!


O programa oferece subsídio aos projetos selecionados e busca fomentar e desenvolver negócios inovadores e criativos

Apoiar projetos de inovação tecnológica de micro e pequenas empresas é o foco do Edital Sebrae de Inovação, apresentado nessa semana, em Chapecó, às empresas que fazem parte da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec). A iniciativa foi organizada pelas duas entidades para esclarecer os critérios do processo e incentivar a participação do maior número possível de empresas no processo seletivo.

Os projetos podem ser submetidos até o dia 23 de setembro e devem ser executados por Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ECTIs) no prazo de até 24 meses. "Estamos divulgando no Estado e temos o máximo interesse em ter muitos projetos selecionados nessa chamada pública, que visa incentivar a inovação tecnológica de produtos ou de processos, oportunizando levar uma invenção ao mercado", destacou o gestor do Programa no Sebrae/SC, Marcos Regueira.

Com a iniciativa, o Sebrae/SC contribuirá para elevar a produtividade dos pequenos negócios com potencial de alto impacto. Segundo o gestor, os projetos apresentados por empresas finalistas do programa Inovativa, incubadas, graduadas, aceleradas ou instaladas em parques tecnológicos receberão uma pontuação extra de 10% no processo de classificação.

Regueira explicou, ainda, que os pontos principais a serem trabalhados estão relacionados ao conteúdo de inovação tecnológica, ou seja, se for algo que ninguém no Brasil fez, será bem pontuado. Além disso, quanto maior o risco tecnológico, maior será a nota. Outro ponto importante analisado é o mercado do produto que a empresa deseja que seja desenvolvido, ou seja, é preciso que o mercado seja significativo. "Santa Catarina é o Estado com o maior número de projetos, contabilizando aproximadamente 160 em fase de elaboração. Todos são avaliados por dois especialistas na área e recebem uma nota objetiva. Se o número de projetos aprovados exceder o valor disponível, serão selecionados os com maior nota", obervou.

O Gerente executivo da Deatec, Rafael Miotto, enfatizou a importância das empresas participarem da iniciativa, pois o objetivo é fomentar a tecnologia."A oportunidade de participar dessa capacitação sobre o edital de inovação do Sebrae propicia que as empresas conheçam as formas de acessar esse edital, como colocar suas ideias em pauta e se realmente estão adequadas às soluções oferecidas pelo Sebrae. É uma oportunidade para obter resultados lá na frente".

Segundo Rafael, as empresas associadas ao Polo têm grande potencial inovador. "Colocamos isso em pauta e sempre buscamos participar de soluções ou projetos inovadores, demonstrando a força que as empresas têm. Os produtos e serviços criados em Chapecó têm grande potencial para negócios regionais, nacionais e até internacionais".

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, reconheceu o potencial das empresas da região e incentivou os empresários a participarem do edital, assinalando que o projeto possibilita melhorar o conteúdo de inovação tecnológica dos negócios, aumentar a competitividade no mercado e, consequentemente, aperfeiçoar as vendas e os resultados.

A empresária Patrícia Brandão Fasolo, da Raffinato Sistemas de Chapecó, participou do evento para conhecer o edital de inovação. "Vim para verificar as novas oportunidades e avaliar onde conseguimos nos encaixar, tanto para beneficiar a empresa com questões de incentivo, como de aporte para conseguir lançar novos produtos porque sempre precisamos ter a verba para depois comercializar e ter o retorno".

Com atuação no ramo de gastronomia e entretenimento, a empresa atende bares, restaurantes, panificadoras, entre outros estabelecimentos da área de alimentação. Sediada em Chapecó, a Raffinato conta com filiais em Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Paraíba. "Nossa missão é desenvolver soluções inovadoras em software nos âmbitos estratégico, tático e operacional oferecendo atendimento eficaz e seguro nos segmentos em que atua", explica Patrícia, que já participou de vários cursos de capacitação pelo Sebraetec. "Atualmente, estamos inscritos no Sebraetec de SP, SC e Paraíba e isso tem sido fundamental para a comercialização dos sistemas", finalizou.

Acesse o edital

O edital pode ser acessado no site www.sebrae.com.br/editaldeinovacao e as dúvidas podem ser encaminhadas para [email protected].

Os projetos deverão ser submetidos até o dia 23 de setembro. Os projetos apresentados por empresas finalistas do Programa INOVATIVA; ou que sejam incubadas/aceleradas/graduadas de incubadoras; ou que estejam instaladas em parques tecnológicos terão um acréscimo de 10%, não-cumulativo, sobre sua pontuação obtida na etapa de avaliação do mérito das propostas.

Perguntas e dúvidas relativas ao Edital deverão ser encaminhadas ao e-mail:

editaldeinovaçã[email protected].

› FONTE: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Comentários