Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Mais Médicos: atuação dos profissionais amplia atendimento nas unidades de saúde

Publicado em 19/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


Aumento no número de consultas e maior acesso a medicamentos pelo Farmácia Popular mostram que os 837 médicos que começaram a atuar em setembro já impactam na saúde da população

No primeiro mês de trabalho dos profissionais do programa Mais Médicos, em setembro, a população das cidades beneficiadas já pode sentir ampliação da capacidade de atendimento ao programa. Considerando a atuação dos 577 médicos brasileiros e dos 260 estrangeiros que obtiveram registro ainda naquele mês, foram realizadas cerca de 320 mil consultas nas unidades básicas de saúde.

A presença dos profissionais também ampliou o acesso dos brasileiros a medicamentos por meio do programa Farmácia Popular. No período, 13,8 mil pacientes retiraram medicamentos das farmácias populares com receitas emitidas por médicos do Mais Médicos.

“Os primeiros passos do Mais Médicos já surtem efeito nos atendimentos. Os números mostram que a presença dos profissionais do programa já está fazendo a diferença para a saúde da população. Estamos ampliando o atendimento nas regiões carentes do país e fortalecendo a atenção básica”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou o trabalho de duas médicas participantes do programa nesta última sexta-feira (18) em um Centro de Saúde de Samambaia (DF). 

“Além da ampliação do acesso, a presença do médico estimula também a melhoria de infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Com essa combinação – mais médicos e melhor infraestrutura – estamos, aos poucos, avançando na cobertura e na qualificação do atendimento em saúde, principalmente para as populações mais vulneráveis”, destacou o ministro.

 

 

› FONTE: Agência Saúde do Governo

Comentários