Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Governador Raimundo Colombo visita obras de restauração da Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

Publicado em 23/08/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


O governador Raimundo Colombo visitou na manhã desta terça-feira, 23, as obras na Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Em seguida, o governador se reuniu com a comissão de acompanhamento dos serviços de restauração da ponte para tratar das desapropriações sob a torre no lado continental e fazer uma avaliação dos andamentos das obras.

“Estou impressionado com a complexidade da obra, mas ela está em um bom ritmo. Me anima muito ver a qualidade técnica e o nível profissional bastante elevados de toda equipe, o que nos dá uma grande segurança e nos mostra que estamos no caminho certo. É isso que temos que fazer, acompanhar, apoiar e ajudar para que possamos entregar essa obra à população o quanto antes”, disse Colombo.

O engenheiro fiscal da obra de reabilitação da Ponte Hercílio Luz, Wenceslau Diotallevy, explicou como serão feitas as desapropriações das três famílias que moram sob a ponte. “Depois dos recursos liberados, teremos sete dias para construir um rancho que vai abrigar os barcos dos pescadores. As famílias receberão recursos para aluguel por seis meses até que fiquem prontas as residências em terreno do Deinfra. Esta é uma prioridade por se tratar de segurança das pessoas”, disse.

A etapa atual de restauração da ponte é a substituição das 424 longarinas e 53 transversinas, peças principais da base que ficam no vão central da estrutura. Até o momento, já foram substituídas 24 longarinas e quatro transversinas, e a troca de todas essas peças tem um prazo de seis meses. As quatro gruas, guindastes amarelos, são responsáveis por trocar as peças velhas pelas novas.

“&8203;Nós temos essa ponte para Santa Catarina como um totem. E a atitude do Governo do Estado é fundamental para que a população veja a estrutura novamente servindo em prol da mobilidade urbana de Florianópolis”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de SC (Sinaenco), Adão dos Santos.

Durante visita, o governador pôde conhecer de perto os trabalhos que estão sendo realizados com a substituição das peças e os testes com a nova pintura que a estrutura vai receber. Acompanhado da comitiva, colombo percorreu a ponte de ponta a ponta. Para o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto Kita Xavier, é uma satisfação estar presente acompanhando as obras. “Muito diferente do passado, quando havia apenas a manutenção, hoje temos projetos de engenharia e uma empresa executando da melhor forma essa obra, dentro das normas técnicas e necessárias para dar segurança à ponte”, afirmou.

Prazos e recursos

O prazo de execução previsto é de 30 meses, com conclusão no segundo semestre de 2018. “A obra está dentro do cronograma normal, levando em consideração a complexidade de engenharia que ela tem, o que mostra a expertise da empresa que a executa. A gente tem visto todo esse trabalho com muita alegria”, enfatizou o presidente do Deinfra, Wanderley Agostini.

O presidente destacou ainda que os recursos estão assegurados. "É a parte mais difícil e eu sempre gosto de frisar que a decisão política do governo é a busca do recurso. Os contratos emergenciais feitos pela empresa foram antecipados, e esperamos que a Teixeira Duarte (empresa portuguesa responsável pela revitalização) surpreenda não só o Governo, mas todos os catarinenses antecipando seu cronograma”, informou.

“Agora estamos acreditando que as coisas estão dando certo. Para nós, é muito importante realizar esse um acompanhamento externo. Tivemos que fazer tudo com dispensa de licitação, caso contrário, a obra nem teria começado ainda. Por isso, é muito importante dar transparência ao processo”, finalizou Colombo.

Participaram da visita o secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker; o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini; o presidente do Sindicato das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva de SC (Sinaenco), Adão dos Santos; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), Carlos Alberto Kita Xavier; representante da ACIF, João Roberto Golfetto; o presidente da ACE, Carlos Koyti Nakazima; e o gerente de projetos culturais da FCC, Ivan Carlos Schmidt Filho.

› FONTE: Secretaria de Estado de Comunicação

Comentários