Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Centro Universitário Estácio de Sá promove mutirão de exames de mamas neste sábado

Publicado em 18/10/2013 Editoria: São José Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Alunos do curso de Enfermagem e professores realizarão o trabalho no Centro de Saúde Morar Bem, em São José; dia 26 tem outro mutirão

No mês em que todos se voltam para o tema câncer de mama em virtude do Outubro Rosa, alunos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio de Sá contribuem para a prevenção da doença, que atinge 1.630 mulheres só em Santa Catarina, de acordo com Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil (2012), do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Nos próximos dois sábados, 19 e 26 de outubro, das 8h às 17h, serão realizados mutirões para exame de mamas e preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau) nos centros de saúde Morar Bem e Bela Vista, em São José. A ação está no calendário oficial do evento.

O câncer de colo de útero é o segundo tumor mais frequente na população feminina, ficando somente atrás do câncer de mama. Conforme as estatísticas do Inca de 2012, são 380 casos de câncer de colo de útero no Estado.  Para as duas doenças há chance de cura, principalmente quando há detecção no início do seu desenvolvimento, o que possível por meio de exames preventivos anuais, especialmente após os 35 anos da mulher.

O atendimento no dia mutirão será por ordem de chegada e a expectativa é de que mais de 100 pessoas façam os exames em cada sábado. Estarão envolvidos no trabalho quatro professores e 28 alunos. “É muito importante que as pessoas aproveitem essa oportunidade”, afirma a coordenadora do curso de Enfermagem, Ana Cristina Hoffmann.

A ação nos postos de saúde é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São José.

Serviço

O quê: Mutirão para exame de mamas e preventivo de câncer de colo uterino (Papanicolau)

Quando: 19 e 26 de outubro, 8h às 17h

Onde: Centros de Saúde Morar Bem (dia 19) e Bela Vista (dia 26), em São José.

Quanto: Gratuito

 

 

› FONTE: All Press Comunicação Estratégica

Comentários