Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

FCBadesc divulga agenda semanal de atrações

Publicado em 18/08/2016 Editoria: Cultura Comente!


"Zaratustra Ainda Fala" é o primeiro longa metragem gravado dentro do sistema prisional catarinense. Foto: divulgação

A Fundação Cultural Badesc divulgou a agenda de atrações que começaram em agosto e acontecerão até setembro. Exposições, mostras, curtas e longas metragens estarão disponíveis gratuitamente no endereço fundação, na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro.

Confira a programação:

EXPOSIÇÃO

Espaço Fernando Beck

MANUAL DE SOBREVIVÊNCIA, de Sheila Ortega

Visitação até 25 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Uma fração do ambiente doméstico é deslocada de sua situação original para adquirir um novo significado: desenvolvimento de um pensamento sustentado no conceito de natureza-morta e estudo de composição na tradição da pintura. Sobressai a ideia de colecionar o que não se coleciona - a memória do acúmulo.  Sheila é graduada em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pelo IA da UNESP. Participou de exposições individuais e coletivas em São Paulo e outros estados. É docente da FPA e FIG-UNIMESP.

CINEMA

Conexão Kiarostami-Cimino

Entre 3 e 31 de agosto, sempre às quartas-feiras, 19h

No mês de julho o cinema perdeu dois de seus mais importantes e talentosos diretores, Michael Cimino e Abbas Kiarostami. Realizada em parceria com o grupo Art 7, a Mostra faz homenagem a eles e propõe uma aproximação entre suas cinematografias.  Mesmo de países e culturas radicalmente diferentes, são muitos os pontos de contato entre a obra dos dois. Destacam-se o interesse por personagens deslocados e errantes em sua relação com a paisagem e o mundo, além da forte empatia dos diretores para com pessoas comuns.

Filmes de Boxe e Filmes de Kung-Fu

Entre 8 de agosto e 1º de setembro, às segundas e quintas-feiras, 19h

Agosto será um mês de pancadaria no cineclube. De um lado, a vitalidade e precisão nas fintas e nos jabs da luta de boxe com a Mostra Vida no Ringue. De outro, a exuberância e virtuosidade dos golpes nos filmes de wuxia com a Mostra O Cinema da Medida. 

Estreia "Zaratustra Ainda Fala"

23 de agosto, terça-feira, às 19h

Primeiro longa metragem gravado dentro do sistema prisional catarinense. Foram três meses de oficinas de som, produção, fotografia e arte dentro da Colônia Penal Agrícola de Palhoça, em uma experiência laboral cinematográfica integrando detentos, alunos e profissionais do cinema e da segurança pública.

Luiz F. F. Machado é produtor da Cufa Laguna (Central Única das Favelas), diretor executivo da Cia. Boanova de Cinema Regional e empreendedor da "Estética da Sopa de Pedra".

FelizCidade - Sessão de curtas

25 de agosto, 19h

A ASBEA SC promove uma série de ações para promover o debate sobre sustentabilidade e apropriação dos espaços da cidade. Uma delas será a projeção ao ar livre de curtas-metragens sobre arquitetura, nos Jardins da Fundação.

CINECLUBE

Dia 18, quinta-feira, 19h, O Cinema da Medida

Police Story

(Ging chat goo si) de Jackie Chan e Chi-Hwa Chen. Hong Kong. 1985. 109min. Policial. Livre. Com Jackie Chan, Maggie Cheung e Brigitte Lin.

Correria, porrada, humor e a destruição de um shopping center nesse filme onde Jackie Chan é um policial que precisa limpar sua reputação. Pernas pra que te quero! 

Dia 19, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema

Cidade das Mulheres

(La Città delle Donne) de Federico Fellini. Itália, França. 1980. 138 min. Comédia, Drama. 14 anos. Marcello Mastroianni, Anna Prucnal e Bernice Stegers.

Uma viagem de trem, um sonho, um pesadelo. Snàporaz fantasia ser o único homem venerado e julgado na Cidade das Mulheres.

Comentarista: Antônio Carlos Santos, professor de Estética do PPG em Ciências da Linguagem da Unisul e tradutor.

Dia 22, segunda-feira, 19h, Vida no Ringue

Ali

De Michael Mann. EUA. 2001. 157 min. Biografia, Drama. Com Will Smith, Jamie Foxx e Jon Voight.

Os triunfos e controvérsias na vida da lenda do boxe Muhammad Ali, focando o período entre 1964 e 1974.

Dia 23, terça-feira, 19h, estreia

Zaratustra Ainda Fala

De Luiz F. F. Machado. Brasil. 2016. 60 min. Documentário. 12 anos.

Primeiro longa metragem gravado dentro do sistema prisional catarinense, fundamentado por fragmentos do clássico "Assim Falou Zaratustra" (Friedrich Nietzsche). Doze detentos foram entrevistados em suas respectivas celas, expondo suas singularidades, e também participam da equipe técnica, graças às oficinas cinematográficas laborais ministradas pelo diretor.

Haverá debate com a presença do diretor.

Dia 24, quarta-feira, 19h, Art 7

Na trilha do sol

(The sunchaser) de Michael Cimino. EUA. 1996. 122min. Drama. 14 anos. Com Woody Harrelson, Jon Seda e Anne Bancroft. Ciclo: Kiarostami & Cimino

Prisioneiro com câncer terminal sequestra o médico que iria lhe tratar. Juntos, partem em viagem em busca de uma montanha mágica.

Dia 25, quinta-feira, 19h, O Cinema da Medida

Espadachins da montanha mágica.

(Xin shu shan jian xia) de Hark Tsui. Hong Kong. 1983. 95min. Ação. Sem classificação. Com Biao Yuen, Adam Cheng e Brigitte Lin.

Guerreros chineses partem para uma montanha mágica para salvar o universo.

Dia 26, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura

Segredos e Mentiras

(Secrets and Lies) de Mike Leigh. Inglaterra. 1996. 142 min. Drama. Livre. Com Timothy Spall, Brenda Blethyn e Phyllis Logan

Hortense Cumberbatch é uma mulher negra que foi abandonada quando criança. Quando sua mãe adotiva morre, ela parte em busca de sua mãe biológica.

Comentarista: Karine Goss - Doutora em Sociologia Política (UFSC), atua principalmente nos seguintes temas: movimento negro, associativismo civil, cidadania, ações afirmativas, pensamento social brasileiro.

› FONTE: Fundação Cultural Badesc

Comentários