Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Universitários motociclistas são foco de ação pela segurança viária

Publicado em 18/08/2016 Editoria: Trânsito Comente!


Equipes da Autopista Litoral Sul e PRF irão promover dinâmicas e palestras entre universitários de São José/SC que utilizam a moto como meio de locomoção

A cada 10 horas, um motociclista se envolve em acidente no trecho da BR-101 na Grande Florianópolis – região por onde circulam 21 mil motos por dia. Diante dessa realidade, revelada pelas estatísticas do primeiro semestre deste ano, a Autopista realiza nesta quinta-feira uma campanha de conscientização entre universitários em São José-SC, com objetivo de contribuir para mudança desse quadro. 

A campanha Viva Motociclista será promovida entre os estudantes do Centro Universitário Municipal de São José-SC, onde cerca de 500 alunos utilizam a motocicleta como meio de locomoção. A partir das 18h30, equipes da Litoral Sul atenderão os motociclistas na chegada a Universidade para equipar as motos com adesivos refletivos, antenas anticerol e realizar um checklist de segurança.

Após a inspeção, os estudantes assistirão a palestras da Autopista Litoral Sul e Polícia Rodoviária Federal com foco na prevenção de acidentes e comportamento seguro. Em seguida, os alunos irão participar do Simulador de Pilotagem Eletrônico e de uma Simulação de Atendimento pré-hospitalar, realizada pelos socorristas da concessionária.

A Campanha Viva Motociclista é uma das ações da Litoral Sul que tem o objetivo de reduzir os acidentes de trânsito. No primeiro semestre de 2016, somente na região da Grande Florianópolis, ocorreram 305 acidentes envolvendo motociclistas, com 300 vítimas atendidas e 5 óbitos.

Mais informações:

O quê? Campanha Viva Motociclista em São José-SC

Quando? 18/08, das 18h30 às 22h

Onde? Centro Universitário Municipal de São José-SC
 

Dados de acidentes – Janeiro e Junho de 2016:

Trecho - BR101

Total de Acidentes

Total de Mortes

Total de Feridos

km 0 -244

898

13

662

km 192 - 215

424

5

300

A extensão do trecho km 192 - 215 corresponde a apenas 9% do trecho da BR101 administrado pela Autopista Litoral Sul, porém concentra aproximadamente 24% dos usuários  de motocicletas, 34% do total de acidentes com motocicletas, 45% do total de motociclistas feridos e 38% do total de motociclistas mortos.

Dicas para Segurança dos Motociclistas:

› FONTE: Litoral Sul

Comentários