Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Projeto Cena Aberta traz peça “Era uma vez” para o Teatro da UFSC

Publicado em 18/10/2013 Editoria: Cultura Comente!


Créditos: Bruna de Andrade

Créditos: Bruna de Andrade

O Teatro da UFSC recebe nos dias 19 e 20 o espetáculo infantil de  bonecos “Era uma Vez”, às 18h no sábado e 16h no domingo. O grupo  Trupe Popular Parrua traz muitas histórias, mitos e lendas para o  palco, convidando o público a conhecer figuras folclóricas do  imaginário popular. A peça faz parte da programação de outubro do  Projeto Cena Aberta, do Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC).

“Era uma vez” é resultado de um processo de criação baseado na  linguagem de teatro de bonecos, utilizando a técnica de manipulação à  vista. É um espetáculo direcionado para o público infantil, mesclando  histórias dos mitos folclóricos Saci-Pererê, Iara, Caipora e Lobisomem.

O cenário é composto por quatro mesas móveis que permitem uma grande  dinâmica das cenas, construindo imagens, paisagens e localidades  diferentes a cada movimentação. Os elementos cenográficos que integram  a cena também são reformulados a todo o momento, propiciando  diferentes espaços imagéticos.

O trabalho da Trupe Popular Parrua tem o objetivo de difundir a  cultura popular. Trata-se de uma nova forma de se contar o tão  tradicional "Era uma vez", através de figuras que pertencem ao nosso  imaginário, resgatando lendas e histórias formadoras da nossa cultura,  revivendo-as para as próximas gerações.

Projeto Cena Aberta

Como nas três últimas décadas, o Teatro da UFSC, do Departamento  Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), continua  abrindo suas portas para as produções teatrais de Florianópolis e de  Santa Catarina. O Projeto Cena Aberta vem reforçar o caráter de  socialização do espaço do teatro com a classe artística da cidade,  como vem promovendo nos últimos trinta e quatro anos, o intercâmbio  artístico e cultural entre a universidade e a comunidade.

Com a seleção de dez grupos convidados, esse projeto visa estimular e  incentivar a produção teatral e artística catarinense, como tornar a  produção cultural local acessível à comunidade, com a cobrança de um  valor de bilheteria simbólico.

Os grupos são selecionados por uma equipe de profissionais de teatro  do Departamento Artístico Cultural. Os critérios de seleção dos grupos  contemplam a sua trajetória na área da produção teatral, o caráter  investigativo da pesquisa cênica e o reconhecimento de seus  espetáculos pela comunidade e público em geral.  A escolha dos grupos  visa mostrar as diferentes formas da linguagem espetacular, como o  circo, o drama, a performance, a comédia, o teatro de animação e outras.

A Trupe Popular Parrua

A Trupe Popular Parrua é um grupo jovem de teatro constituído no ano  de 2008 na cidade de Florianópolis – SC, por atores formados em Artes  Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina. A princípio, o  interesse do grupo estava centrado na linguagem do teatro de rua, o  que motivou a criação do primeiro espetáculo intitulado Trafulhas da  Língua. Neste espetáculo, os atores utilizavam elementos circenses  como acrobacias e pernas-de-pau, em uma narrativa que consistia  basicamente em lendas populares brasileiras, canções elaboradas para a  própria peça, e que foi apresentada em praças da cidade, escolas,  calçadões e espaços alternativos durante o ano de 2008 e 2009.

De lá para cá, o grupo montou a peça "Quiprocó Cocoricó", e o  espetáculo de bonecos "Caminho da Roça". Estreou a peça "Era uma vez"  em 2010 e, depois disso, já montou outras duas peças: "As novas roupas  do rei" e "O triunfo da medicina espiritual, milagreira e natural de  Sinhá Chica do Mané Pedro Maré Seca contra os poderes avermelhados do  Anjo Lúcifer!"

Sinopse

Entre histórias, mitos, lendas e muita imaginação, a Trupe Popular  Parrua apresenta o espetáculo de teatro de bonecos “Era uma vez”. Pode  até parecer um conto de fadas abrasileirado, mas é também um convite  para que o público conheça ainda mais algumas das figuras folclóricas  presentes no nosso imaginário popular de forma leve e descontraída.

 

SERVIÇO

O QUÊ: peça “Era uma vez”

ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade.

QUANDO: dias 19 de outubro de 2013, às 18h, e 20, às 16h

QUANTO: R$10 (inteira) e R$5 (meia-entrada) para estudantes e idosos.  Os ingressos estarão à venda na bilheteria do teatro uma hora antes do  espetáculo.

 

 

› FONTE: DAC UFSC

Comentários