Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria da Agricultura reativa Câmara Setorial da Erva-Mate

Publicado em 17/10/2013 Editoria: Economia Comente!


Produtores rurais, entidades ambientais, sindicalistas e representantes de indústrias ervateiras de Santa Catarina acataram nesta quinta-feira, 10/10, no Pavilhão da Secretaria na 19ª Exposição-feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Chapecó (Efapi 2013), em Chapecó, a sugestão da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca para reativarem, após sete anos, a Câmara Setorial da Erva-Mate. Atualmente, o Estado é o segundo maior produtor brasileiro, com 104 mil toneladas por ano, ficando atrás do Paraná, que produz 152 mil toneladas/ano.
 
A reunião foi aberta pelo secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, e contou com a presença do presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Luiz Hessmann. O secretário voltou a ressaltar que com a reativação deste fórum, os trabalhos com todos os elos da cadeia produtiva tornam-se mais eficientes. “É nossa responsabilidade fazer com que essa produção crie desenvolvimento para estes municípios produtores e assim para todo o Estado”, destaca. O secretário lembra que a erva-mate é um produto natural de grande potencialidade e que faz bem à saúde, por isso é necessário o estabelecimento de uma política de médio e longo prazo para que o produto seja mais bem explorado.
 
O secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (Cederural), Edson Carlos de Quadra, avalia que os representantes da cadeia produtiva da Erva-Mate sentiram a importância da Câmara Setorial para fortalecer todos os envolvidos na produção. O secretário João Rodrigues lembra que a erva-mate é um produto natural de grande potencialidade e que faz bem à saúde, por isso é necessário o estabelecimento de uma política de médio e longo prazo para que o produto seja mais bem explorado. Foi definido que a primeira reunião da Câmara Setorial em 2014 será em Palma Sola, durante uma feira agrícola do município.
 
 
 
 

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários