Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Especialistas alertam: Depressão ocorre duas vezes mais em mulheres do que em homens

Publicado em 17/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Os números podem estar associados às oscilações hormonais, principalmente em fases como a Menopausa e o pós-parto. Uma dieta adequada também pode evitar diagnóstico

A chegada da tristeza por motivos específicos faz parte da vida das pessoas e não afetam diretamente a rotina. No entanto, quando o quadro permanece por mais de duas semanas e passa a gerar a perda da vontade para a realização das atividades antes efetuadas sem problemas, a atenção deve ser voltada para um possível diagnóstico de Depressão, segundo destaca Maurício Mantovanelli, psicólogo da Unimed Costa Oeste.

“O aparecimento da Depressão é cerca de duas vezes mais frequentes em mulheres do que em homens”, observa. O psicólogo ressalta que os motivos podem estar relacionados às oscilações hormonais. “Por isso que situações como Menopausa, gravidez e pós-parto podem desencadear o quadro, já que é quando ocorrem turbulências hormonais significativas”, complementa.

Consequências

Mantovanelli ressalta que além da perca do entusiasmo pelas atividades corriqueiras, a pessoa depressiva pode ter o sono e o apetite alterados. “Quadros de insônia ou de sono excessivo são comuns nestes casos”, explica. “A perda do apetite também acontece, além de surgirem sentimentos de impotência, culpa e em situações mais graves, os pensamentos e tentativas de suicídio”, acrescenta o psicólogo.

Dieta alimentar

Segundo Sofia Sesti, nutricionista da Clínica Plena, a dieta alimentar também pode agravar o quadro de Depressão ou causar sintomas que possam ser interpretados como depressão. “Dietas restritivas, sem orientação, deficiências de ferro, vitamina B12, ácido fólico e vitamina D podem aumentar a sensação de desânimo, cansaço e introspecção”, observa Sofia.

Tratamento

O psicólogo relata que o tratamento pode variar a cada caso, onde são necessários o uso de medicamentos, psicoterapia ou outros métodos específicos. “Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção ou preventivo, principalmente quando há casos na família ou em que tenha ocorrido uma perda significativa recente”, detalha. Mudanças nos hábitos, como: incluir exercícios físicos na rotina, relaxamento e sessões de acupuntura também podem auxiliar na melhora do paciente.

Fique de olho

A Depressão não trata simplesmente de pessimismo ou da sensação de ser vítima dos acontecimentos. O quadro depressivo envolve alterações químicas no cérebro e podem ter ligações genéticas. Outros fatores podem ser decorrentes do uso de medicamentos, drogas, doenças graves ou a perda recente de um ente querido, além de mudanças bruscas, como o divórcio.

 

 

› FONTE: MMatsuo

Comentários