Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Coopercentral Aurora Alimentos reduz operação em duas unidades

Publicado em 01/08/2016 Editoria: Economia Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Medida temporária atinge 4,5% dos trabalhadores e 13% do abate

A queda contínua do consumo de carnes no mercado brasileiro associada aos elevados custos de produção industrial levaram a Cooperativa Central Aurora Alimentos – terceiro maior grupo nacional do setor – a suspender parcialmente as atividades de duas plantas industriais de aves.

A medida segue orientação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e busca ajustar a oferta de carnes ao atual nível de consumo, evitando a deterioração dos preços tanto no comércio atacadista.

A primeira unidade a trabalhar em regime de redução foi o FRIGORÍFICO ABELARDO LUZ (FAAL). Em 03 de julho passado, 532 trabalhadores entraram em férias coletivas e retornam nessa quarta-feira (dia 3 de agosto), quando outra turma, com 613 pessoas, entra em férias. Ali, o abate diário de 134.000 caiu para 70.000 frangos.

Nesta semana, a Cooperativa Central anunciou que iniciou a desmobilização de campo para que outra unidade, o FRIGORIFICO AURORA GUATAMBU (FAG), também entre parcialmente no regime de férias em outubro. Esse período é necessário para as etapas de redução prévia da incubação de ovos, alojamento, apanhe etc, de forma que a unidade opera normalmente em setembro e entre outubro com o abate de 120.000 aves/dia reduzido para 60.000.

A paralisação parcial das duas unidades representa 13% do volume de abate diário de aves da Aurora e apenas 4,5% da força total de trabalho da empresa.

"Essas medidas visam garantir a sustentabilidade da empresa e preservar os empregos", de acordo com os diretores Mário Lanznaster (presidente), Neivor Canton (vice-presidente) e Marcos Antonio Zordan (diretor de agropecuária).

Mesmo com o bom desempenho das exportações, o mercado doméstico está super ofertado em todos os tipos de carnes. "Apesar dos preços inflados da carne bovina, a natural opção pelas demais carnes – especialmente aves e suínos – não está se manifestando em nível comercial significativo", observam.

Por outro lado, a situação mercadológica do milho – principal insumo da cadeia produtiva – continua preocupante. Apesar do recuo de 20% no preço dessa commodity no último mês, seu impacto nos custos de produção continua elevado, tanto para produtores rurais quanto para as indústrias de processamento de carnes.

A Aurora aposta na retomada do consumo no último bimestre em razão das festas natalinas e de fim de ano.

› FONTE: MB Comunicação

Comentários