Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Equipes iniciam inspeções do Programa 'Floripa Se Liga na Rede' no Balneário Estreito

Publicado em 01/08/2016 Editoria: Cotidiano Comente!


foto divulgação

foto divulgação

O Balneário Estreito, na área continental de Florianópolis, é a nova área de ação do Programa Floripa Se Liga. Desde o final de julho, equipes do programa visitam moradores da região. Inicialmente foram geradas 550 ordens de serviço distribuídas em 33 quadras, o que corresponde a aproximadamente 50% do bairro.

No próximo relatório do Programa começam a aparecer os dados das inspeções realizadas, permitindo que se comece a ter um panorama da situação das ligações em um bairro que tem 100% de cobertura por rede de esgotamento, e em operação há mais de duas décadas. Os trabalhos de implantação da rede no Balneário foram realizados entre os anos de 1994 e 1995.

Para iniciar as ações neste novo setor, parte das equipes que realizavam as inspeções nas regiões Norte e Leste da Ilha foram deslocadas, o que não vai provocar a interrupção das inspeções naquelas localidades. "São bairros onde existe um baixo número de unidades ainda em aberto, a maioria delas para segunda visitação e conferência de execução ou não das adequações, ações que podem ser executadas por um número menor de equipes sem comprometer o resultado do trabalho. Há ainda um percentual de unidades que já estão em processo de receber a notificação pela Vigilância Sanitária, pois já passaram por duas ou três inspeções e não promoveram as adequações", explica o engenheiro ambiental João Henrique Pereira, um dos responsáveis pelo Programa na Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental (SMHSA).

A exemplo do que é feito sempre que se iniciam as inspeções em uma nova localidade, Prefeitura Municipal e CASAN promoveram uma reunião com os moradores para explicar o funcionamento da rede de esgotamento, as características do Programa, os procedimentos realizados durante as inspeções, formas e prazos de regularização e o roteiro das equipes, além de apresentar dados sobre a evolução das inspeções e resultados alcançados até agora.

Embora a presença de moradores tenha sido reduzida, a participação foi intensa e o resultado foi considerado positivo, tanto pelos técnicos da prefeitura quanto da CASAN. "À medida em que as equipes chegam às residências e as inspeções vão ocorrendo, cresce o interesse das pessoas, e a divulgação das ações começa a ser espontânea. É muito importante que as pessoas se transformem em multiplicadores das informações e da importância do Programa", afirma o engenheiro Daniel Crippa, que responde pelo programa na CASAN.

Durante a reunião, Daniel fez uma apresentação destacando o caráter educativo do Floripa Se Liga na Rede e a importância de uma edificação estar corretamente ligada às redes de esgotamento e pluvial para o bom funcionamento do sistema.

A Prefeitura e a CASAN continuam ressaltando que a colaboração e a receptividade da comunidade são essenciais para que as inspeções sejam positivas. "As equipes estão em carros identificados, sempre uniformizadas, usando crachá e colete do Floripa Se Liga na Rede, e caso o morador tenha alguma dúvida, pode entrar em contato com o escritório do Programa, ou com os responsáveis, na Prefeitura ou CASAN", conclui Daniel.

› FONTE: Gerência de Comunicação Social da CASAN

Comentários