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Comportamento dos consumidores nas lojas é medido com ajuda de mapa térmico

Publicado em 17/10/2013 Editoria: Economia Comente!


foto: Divulgação

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Identificação de áreas quentes auxilia nas estratégias de vendas, layouts internos e, consequentemente, a aumentar o faturamento

Com um mercado cada vez mais competitivo e saturado, que sofre com a inevitável guerra de preços, é cada vez mais desafiador atrair e conquistar consumidores. Porém, para medir a concentração de clientes nas lojas potencializando as vendas, novas tecnologias estão disponíveis no mercado para ajudar os varejistas.

A mais recente é a solução “Hot Zone”, software que possibilita a análise da circulação de pessoas em determinada área da loja com diferenciação gradual da maior (“quente”) para a menor (“fria”), além de tempo médio de permanência nas áreas monitoradas.

Com a identificação das “áreas quentes” da loja é possível estudar de forma sistemática o comportamento do consumidor no ponto de venda, oferecendo a ele as melhores opções de compra. A solução traz novas visões do negócio que mostram ao varejista um retrato fiel do seu estabelecimento, com indicadores que permitem alocar produtos que precisem de giro nas melhores áreas da loja, ou ainda negociar com fornecedores as áreas que comprovadamente atraem mais clientes.

Mas quais são os benefícios reais de contar com uma solução que indica por onde os clientes mais circulam dentro da loja?

Melhorar a experiência de compra! Com o “Hot Zone” o varejista possui informações preciosas do comportamento dos clientes dentro da loja, que devem ser usadas para aumentar o faturamento.

Em que o mapa térmico pode ajudar?

- a negociar melhor com fornecedores a exposição de produtos em áreas com maior circulação;

- a qualificar o perfil de clientes;

- a definir estratégias de crescimento;

- a identificar a necessidade de alteração de layouts;

- a readequar displays;

- retorno de alterações em tempo real;

Entre as empresas que já utilizam o Hot Zone está a Chilli Beans, rede brasileira de óculos escuros e acessórios, que aposta na solução para fazer alterações de layout em seus displays e posicionar produtos de maior valor agregado em pontos estratégicos e de maior circulação de clientes.

Varejistas como C&A, Pernambucanas, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Cybelar, Shoestock, Reebok, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade, Farm, Fábula, King Star e BR Home Centers estão entre seus clientes. Recentemente a Virtual Gate foi auditada e aprovada pela consultoria independente PricewaterhouseCoopers (PWC) quanto à acuracidade dos seus sistemas de medição de fluxo de pessoas nas lojas por estar dentro dos padrões legais em todos os quesitos analisados.

 

 

› FONTE: Ventila Comunicação

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