Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Secretaria de Saúde promove evento de prevenção contra hepatites virais em São José

Publicado em 26/07/2016 Editoria: São José Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

A mobilização ocorrerá nesta quinta-feira (28), das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Central do Kobrasol

A Secretaria Municipal de Saúde promoverá um evento de prevenção contra hepatites virais em São José nesta quinta-feira (28), das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Lédio João Martins, Central do Kobrasol.

Uma tenda será montada em frente ao Banco do Brasil para distribuição de folders, de materiais de prevenção e realização de testes rápidos de Hepatite B e C. No local, o público também poderá receber orientações sobre os tipos hepatites, informações sobre o Programa de Hepatites Virais e o Centro de Vigilância em Saúde.

Organizado pelo Programa de Hepatites Virais e pelo Programa de DST/HIV/aids da Vigilância Epidemiológica de São José, o evento ocorrerá devido ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho. As hepatites virais são divididas em cinco tipos: A, B, C, D e E. As hepatites são doenças infecciosas, na maioria das vezes assintomáticas e silenciosas.

Em São José, o Programa de Hepatites Virais foi incorporado em 2011, mas só em 2013 o Polo de Aplicação do medicamento Interferon iniciou os tratamentos de pacientes portadores de Hepatite C. O programa atua nas áreas de promoção, prevenção e proteção de saúde; diagnóstico precoce, tratamento e assistência aos usuários do SUS que vivem com a doença.

Os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C foram implantados, em outubro de 2015, nos Centros de Testagem e Aconselhamento e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para toda a população josefense.

O Brasil tem uma média de sete casos de Hepatite B a cada 100 mil habitantes, enquanto o Sul do Brasil possui uma média de 14 casos. O Estado de Santa Catarina mantém a média de 19 casos a cada 100 mil habitantes. No município de São José, o perfil epidemiológico em destaque dos pacientes vivendo com hepatites virais são homens, de 45 a 54 anos, residentes da região Leste e Sul da cidade.

› FONTE: Secretaria de Comunicação Social Prefeitura de São José

Comentários