Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

5 dicas para superar o medo de avião

Publicado em 22/07/2016 Editoria: Curiosidades Comente!


foto divulgação internet

foto divulgação internet

Viajar é incrível, mas nem todo mundo se dá bem com a ideia de voar para chegar a seu destino. Há quem prefira viajar de carro, ônibus ou navio a ter que encarar um avião, e, quando é inevitável, sofre à beça por estar nas nuvens. Se identificou? Não se preocupe: você não está sozinho. Sabemos como é sentir-se desconfortável (pra dizer o mínimo) e reunimos algumas dicas pra deixar a experiência de voar... menos pior:

1) Planeje-se

A última coisa que você precisa é chegar mais ansioso que o necessário no avião, por isso, prepare-se para viajar com tranquilidade. Pesquise sobre a rota, leia matérias e artigos sobre como é seguro voar (acredite, é), faça um check-list com tudo o que você precisa levar para o embarque e separe documentos com antecedência. No dia, chegue cedo, use roupas confortáveis e resolva todas as burocracias de aeroporto com calma para chegar no avião o mais relaxado possível.

2) Faça boas escolhas

Há uma série de escolhas que podem te ajudar a ter um voo tranquilo. Por exemplo, quanto maior o avião, menor a percepção de turbulências. Aliás, vale lembrar que turbulência é algo normal e não quer dizer nada, mas a gente sabe que assusta. Então, se pudermos evitá-la, melhor, não é mesmo? Quando for escolher seu lugar, identifique o que gera seu medo. É a ideia de ficar "preso", sem saída por algumas horas ou de não ter controle sobre o que acontece lá dentro? É a altura ou os barulhos? Os assentos próximos às asas tendem a ser mais estáveis e no corredor você tem mais espaço, mobilidade e não fica ansioso olhando pro lado de fora, mas se o seu problema for claustrofobia, sentar na janela pode te dar mais segurança. Ah! Outra ótima dica é preferir voos diretos àqueles que fazem escalas ou conexões. Nem sempre é possível, mas quanto menos sobe e desce de avião, melhor.

3) Se distraia

Se estiver acompanhado, aproveite pra colocar o papo em dia. Converse muito, bastante, até cansar. Se estiver sozinho, não precisa se preocupar, tem um montão de coisa pra fazer e se distrair. Você pode ler (desde um livro interessante até revistas de fofoca, sem julgamentos), levar um filme ou uma série baixados no laptop ou tablet, desenhar, fazer palavras cruzadas, fugir da dieta com uma comidinha bem gostosa (você merece! mas certifique-se do que é permitido levar na bagagem de mão) ou puxar papo com o amiguinho do lado e torcer pra ele ser simpático. Se ainda assim você estiver com muito medo, explique sua situação para os comissários de bordo. Eles são treinados pra lidar com isso e vão te deixar mais calmo :)

4) Esqueça a bebida e os remédios

Sabe aquele seu amigo que garante que tomar um pouquinho de álcool ou um comprimidinho calmante são a solução pra seus problemas? Bom, a não ser que ele também seja seu médico, agradeça o conselho, mas evite. Por conta da pressão na aeronave, a bebedeira vai bater muito mais rápido e forte do que você espera, então aquilo que era pra ser um momento de relaxamento pode virar um perrengue. Fora que você não quer chegar no seu destino, pegar suas malas e passar pela alfândega meio bêbado ou dopado. Prefira treinar exercícios de respiração para controlar a ansiedade ou acordar bem (beeem) cedo no dia da viagem pra ter vontade de dormir.

5) Relaxe

Tá, esse não é o melhor conselho pra quem tem medo de qualquer coisa, principalmente de avião, mas pelo menos tenta, faz um esforço pra relaxar. Pensa que voar é só uma etapa da experiência incrível que é viajar e expandir horizontes e que, no final, vai valer a pena. Agora, se o medo passar de desconforto pra pânico, pra não suportar a ideia de entrar numa aeronave e preferir deixar de viajar a ter que passar por isso, o melhor a se fazer é procurar ajuda profissional.

› FONTE: Luiza Folly/Voopter

Comentários