Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

SC registra granizo em pelo menos nove cidades

Publicado em 15/07/2016 Editoria: Meio Ambiente Comente!


Nove municípios catarinenses registraram queda de granizo entre esta quinta e sexta-feira, segundo levantamento da Defesa Civil

As cidades atingidas foram Lages, São Joaquim, Praia Grande, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Peritiba, Ipira, Xaxim e Concórdia.

A Defesa Civil já faz a distribuição de lonas para 23 residências em São Miguel do Oeste e para 20 casas de Praia Grande, todas com grandes danos provocados pelo granizo.

Imagens dos radares meteorológicos de Lontras e Cascavel (PR) mostram áreas de instabilidade de intensidade fraca a moderada em deslocamento do Paraguai e Argentina para as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Nesta sexta-feira, estão mantidas as condições de pancadas de chuva e descargas elétricas nestas regiões.

Frio, geada e pequena chance de neve nos próximos dias

Nesta sexta-feira, 15, a chuva diminui pela manhã, especialmente no Sul e Litoral do estado. Mantém-se a condição de chuva fraca a moderada sobre as regiões Oeste, Meio-Oeste, Planalto Norte e Vale do Itajaí. Entre a tarde e a noite, volta a chover em todas as regiões, estendendo-se até a manhã de sábado, 16. A precipitação poderá estar associada a temporais com granizo isolado, devido ao avanço de uma frente fria.

O acumulado médio previsto para o período é de 50mm a 80mm, podendo ocorrer pontuais maiores, sobretudo nas áreas mais próximas ao Paraná.

A partir da noite de sexta-feira e especialmente no fim de semana e segunda-feira, uma nova onda de ar polar atinge o Sul do Brasil, causando declínio acentuado na temperatura em Santa Catarina. . Na tarde e noite de sábado, há uma pequena chance de neve nas áreas altas da Serra. Nas madrugadas de domingo e segunda-feira, a temperatura mínima será negativa (entre -1°C e -6°C) nas áreas altas do Oeste ao Planalto, com formação de geada ampla. O frio também será intenso no Litoral e Vale do Itajaí, onde a mínima deve ficar abaixo de 5°C, com chance de geada isolada.

Agitação no mar

No decorrer do sábado e no domingo, há previsão de vento mais intenso e persistente de Sudoeste a Sul, com rajadas de 50km/h a 70km/h, no Litoral de SC. Esse vento provoca forte agitação no mar, com picos de 2m a 3m e risco de ressaca, especialmente no fim do sábado e domingo.

Essa condição adversa de mar estará associada a um ciclone extratropical na costa do Rio Grande do Sul e avanço de um intenso sistema de alta pressão (massa de ar polar) pela Argentina, Uruguai e Sul do Brasil.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro é o melhor local durante uma tempestade.

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas. Cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Geada: agricultores deverão tomar medidas preventivas.

Frio intenso: atenção com população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. Além disso, abrigar animais domésticos nas noites mais frias. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, em virtude das doenças causadas pelo frio (gripe, resfriados, pneumonia, meningite) é essencial tomar medidas simples como manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. Essas medidas são de grande valia na prevenção destas doenças, ressaltando que crianças e pessoas idosas são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

› FONTE: Governo do Estado de SC

Comentários