Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Deputados elegem Rodrigo Maia presidente da Câmara dos Deputados

Publicado em 14/07/2016 Editoria: Política Comente!


Foto: Alexssandro Loyola

Foto: Alexssandro Loyola

Com apoio do PSDB, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados no início da madrugada desta quinta-feira (14). Maia recebeu 285 votos, superando o candidato Rogério Rosso (PSD-DF), com 170 votos. A disputa foi definida em segundo turno. O presidente eleito cumprirá mandato até fevereiro de 2017.

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Antonio Imbassahy (BA), a eleição do novo presidente instala na Casa um clima de confiança e cordialidade. “Temos perspectivas reais de implantar uma agenda para o Brasil. Não uma agenda de partido, mas de recuperação do país”, afirmou.

O líder destaca que a Câmara passou por fase de graves constrangimentos e estava difícil conseguir avançar. A mudança de comando dá início a uma nova fase, em que a Câmara poderá honrar suas tarefas e cumprir suas obrigações com o país, destaca Imbassahy. No início da tarde desta quarta-feira (13), a bancada tucana já havia anunciado o apoio a Maia.

A eleição de Maia traz a expectativa de um novo futuro para o Parlamento, acredita o deputado Nilson Leitão (MT). O tucano destaca que a Câmara é elemento essencial da democracia e precisa resgatar sua credibilidade. “O novo presidente tem uma responsabilidade enorme e também a oportunidade de transformar esta Casa em uma Casa de boas notícias”, completou.

EXPERIÊNCIA

Primeiro a discursar em Plenário no primeiro turno da eleição, Rodrigo Maia destacou sua biografia e se disse pronto para assumir o comando da Casa. “Ofereço a dimensão da experiência que acumulei em quase 20 anos aqui dentro e a correção pela qual pautei minha vida pública”, disse Maia.

No discurso em defesa de sua candidatura, Maia citou a crise econômica que atinge o país e a crise política por que passa o Parlamento. Ele afirmou as repúblicas nunca se consolidam sem a força dos parlamentos. “Quando a Câmara é atacada ou mal defendida, é cada um dos nossos mandatos que atacam”, disse Maia. “Sei que estou pronto para navegar nessa tormenta, que passará. A Câmara, o Congresso e o Brasil são maiores que qualquer crise”, finalizou.

O deputado Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. O deputado também foi líder da bancada na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU.

› FONTE: Elisa Tecles/Agência Câmara

Comentários