Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Prefeitura de Florianópolis recebe autorização para gerir áreas da União

Publicado em 22/06/2016 Editoria: Florianópolis Comente!


Foto:Rosane Lima

Foto:Rosane Lima

O prefeito Cesar Souza Junior reuniu-se na manhã desta quarta-feira (22), em Brasília, com o secretário do Patrimônio da União, Guilherme Estrada Rodrigues, e assegurou para Florianópolis duas importantes conquistas

A primeira foi a cessão em definitivo para o município do Aterro da Baía Sul, que deve ser liberado em cerca de duas semanas, e a segunda foi assegurar transferência para Florianópolis da gestão de toda a sua orla marítima, com mais de 42 praias.

Cesar Souza Junior explicou que a gestão do Aterro da Baía Sul é uma demanda que o Município buscava há algum tempo. A ideia é revitalizar a área onde funcionava o antigo camelódromo e também o Direto do Campo, fazer o cercamento, iluminar, pavimentar e usar parte da área para estacionamento, com gestão da Comcap.

Em algum momento, disse o prefeito, buscar parte do projeto original de Burle Marx, que desenhou todo o aterro. A revitalização completa, segundo ele, será muito difícil completar ainda este ano, por causa da falta de recursos, mas esta parte inicial será concluída em breve.

Outra notícia importante para a cidade alcançada neste encontro no SPU foi a garantia do secretário Guilherme Estrada Rodrigues da transferência para Florianópolis da gestão de toda a sua orla marítima pelo prazo de dez anos. A cidade seria a segunda do país com esta gestão, uma vez que o Rio de Janeiro já tem esta garantia por causa dos Jogos Olímpicos.

O que significa isso? A partir desta transferência, a cidade vai avançar em acessibilidade, em infraestrutura, em pequenos eventos de praia e em outros maiores como Réveillon, por exemplo. A cidade vai poder cobrar por estas liberações e investir em melhorias em seus equipamentos de praia. "Hoje, é difícil depender de um órgão federal para liberações de licenças e ações que dependem apenas da municipalidade. Autorizar uma mesa a mais, uma atividade esportiva, condições do dia a dia. E esperamos estas aplicações já para o próximo verão", finalizou o prefeito.

› FONTE: Secretaria Municipal de Comunicação de Florianópolis

Comentários