Floripa News
Cota??o
Florian?polis
Twitter Facebook RSS

Higiene com material de depilação pode evitar doenças

Publicado em 15/10/2013 Editoria: Saúde Comente!


foto: Divulgação

foto: Divulgação

Especialistas apontam uso de material descartável e esterilizado por autoclave como forma de prevenção

Por ser rápida e arrancar os pelos desde a raiz, deixando a pele lisinha e macia em poucos minutos, a cera ainda é a técnica de depilação preferida pelas mulheres. Mas é também aquela que mais oferece riscos à saúde. Afinal, muitos estabelecimentos reutilizam o produto em clientes diferentes, aumentando as chances de transmitir doenças.

"A reutilização do produto depilatório pode transmitir infecções bacterianas, como foliculite, micoses, infecções virais, como verrugas ou herpes, e até mesmo hepatite", alerta o médico dermatologista Leonardo Ravache.

Vale ressaltar que, após utilização do material depilatório, os profissionais devem sempre fazer o descarte da cera, pois só desta forma é possível reduzir os riscos de contaminação. No salão Fina Mulher, no bairro Kobrasol, em São José, a cliente tem a opção de levar a cera usada para casa se preferir, além de usar kit descartável para o procedimento.

Além da cera, a espátula utilizada para retirar o produto do recipiente e colocá-lo na pele também pode se tornar um meio para contaminação, o que torna ainda mais necessário o investimento nos kits individuais de depilação. "Assim como o kit manicure é essencial para a saúde da mulher, um conjunto próprio de ferramentas é a melhor forma de evitar que os problemas com infecções aconteçam", aconselha a depiladora Tânia Azevedo.

Além disso, é essencial esterilizar o material, de preferência por autoclave (aparelho muito utilizado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais)", informa.

A depilação íntima, quando feita sem o devido cuidado com a higiene, pode ocasionar vários problemas, inclusive a transmissão do vírus HPV, responsável por lesões genitais de alto risco, precursoras de tumores malignos, especialmente do câncer do colo do útero.

 

 

› FONTE: RMCom Assessoria de Imprensa+Comunicação

Comentários